Curiosidades

3 ferramentas que irão lhe ajudar a passar por momentos de stress

Não é novidade para ninguém que o stress é, atualmente, um dos principais problemas da nossa sociedade. Basta parar por um instante para pensar um pouco: quantos prazos você precisa cumprir? Quantas tarefas precisa terminar? Pois é, são inúmeras as cobranças pelas quais passamos diariamente, o que resulta nas pessoas cada vez mais ansiosas, preocupadas e com quadros depressivos sendo intensificados. A boa notícia é que a tecnologia também pode te ajudar a se acalmar e manter o foco quando esses momentos acontecerem.

Respire fundo 

Se você costuma acompanhar assuntos relacionados à saúde mental, com certeza já ouviu falar das técnicas de respiração e de seus benefícios, que são vários: é possível controlar o stress e a ansiedade apenas respirando com mais cuidado e mais profundamente. Quando você sentir que está nervoso, procure respirar fundo; com certeza, assim você vai se sentir mais calmo e com os pensamentos mais em ordem.

Para te ajudar a melhorar a respiração, existe o site Exhale, que possui uma interface bem simples. A página inicial do site mostra um círculo que aumenta e diminui de tamanho, mostrando o ritmo que você deve seguir para inspirar e respirar. Além disso, é possível personalizar o tempo de inspiração e respiração, para que fique o mais confortável o possível para você, junto de algumas técnicas utilizadas no yoga.

Dê um tempo 

Precisamos combinar: há poucas coisas que geram tanta ansiedade atualmente quanto um smartphone com a tela acendendo o tempo inteiro com notificações — seja do grupo da família ou um amigo curtindo a foto das suas férias. Assim, por que não se desligar disso tudo por alguns instantes?

O site The Quiet Place faz isso, levando o usuário a alguns minutos de calmaria e sossego. Com uma interface simples, são mostradas primeiro algumas instruções básicas, como desligar o celular por alguns instantes — e assegurar que está tudo bem, são só alguns minutos. Depois, uma música relaxante é tocada, seguida de mensagens que vão te ajudar a limpar os pensamentos da sua cabeça. O mais bacana é que, na página inicial do site, estão disponíveis outros links de relaxamento, como a “A Sala dos Pensamentos”, onde você digita tudo que está te incomodando e vê as palavras explodirem e se tornarem estrelas.

Vendo por outro lado 

Às vezes, as situações ficam tão difíceis que é preciso parar um pouco e tentar analisar o que está acontecendo. Porém, pode ser que uma pessoa da sua confiança simplesmente não consiga te ajudar no momento. E agora?

Novamente, há um site que pode ajudar você nesses momentos. O Relax Online Stress Analyst é um assistente virtual que tenta identificar a fonte principal do seu stress para te ajudar a lidar com ela, tudo passo a passo. Ao abri-lo, são mostrados alguns níveis de stress, como “ansioso”, “estressado” e outros. Depois, você verá diversas telas com textos escritos de acordo com a causa do stress — como um momento ruim, um encontro com uma pessoa desagradável etc. E pode ficar tranquilo, pois o site e o conteúdo foram produzidos por pesquisadores.

Comments

comments

Leave a Response

Nandy

Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.