Curiosidades

7 coisas que você não sabia que podem ser radioativas

A radiação é uma forma de energia transmitida através do ar ou não, como uma onda eletromagnética. Além de existir de forma natural no ambiente, a radiação vem de fontes artificiais como atividades industriais e médicas. E acredite você pode ter algumas coisas radioativas em casa.

A radiação que mais nos é familiar é a luz solar, que consiste numa gama de comprimentos de ondas a partir do infravermelho, mais longo, aos raios ultravioletas, mais curtos. Além da radiação solar existem outros tipos de radiação que recebemos em pequenas doses, como as que vêm da terra, do ar que respiramos e de fontes artificiais como aquelas usadas na medicina.

Castanha do Pará

Essa castanha encontrada no Brasil é um dos alimentos mais radioativos do mundo. O motivo para tal radiação é simples, as raízes da árvore que produzem a castanha do Brasil crescem tão profundamente no solo que absorvem níveis maciços de rádio, uma fonte natural de radiação.

Grande Estação Central

A Grande Estação Central da cidade de Nova York é uma das maiores estações ferroviárias do mundo. O lugar tem radiação devido as paredes da radiação, bem como suas fundações, que foram construídas usando granito, uma rocha capaz de manter a radiação natural mesmo com o passar do tempo.

Sinais de saída

Você já deve ter visto algum desses avisos por aí. Como eles foram projetados para serem usados em situações de emergência, sua luz é um isótopo radioativo de hidrogênio chamado trítio contido dentro do sinal.

Bananas

Assim como as castanhas citadas no tópico acima, as bananas também produzem pequenas quantidades de radiação. Esse é o resultado da remoção da árvore do solo, as bananas sofrem com isso porque está escrito em seu código genético. Mas calma, tal radiação da fruta não é prejudicial para os seres humanos.

Bancadas de granito

Se você tem um balcão de granito em sua cozinha, então há uma boa chance de que todos os alimentos de sua casa tenham tido contato com um pouco de radiação. Assim como falamos sobre a Grande Estação Central. O granito é uma excelente rocha para manter a radiação natural por muito tempo.

Cigarros

Não é novidade para ninguém que cigarros são bem prejudiciais para a saúde. Muitos deles possuem materiais radioativos como o polônio. Esses materiais que são encontrados nas folhas do tabaco e são liberados para o ar como um vapor quando o cigarro é aceso.

Cerâmica antiga

radioativas

Muitos itens de cerâmica produzidos antes de 1960, principalmente aquelas com cor laranja ou vermelha, podem conter altos níveis de urânio, devido a sua mistura no esmalte da peça. Então sim, os itens antigos de cerâmica de sua avó podem conter um pouco de radiação.

Comments

comments

Leave a Response

Nandy
Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.