Curiosidades

7 coisas que você nunca deve postar no Facebook

O Facebook foi lançado no dia 4 de fevereiro de 2004, e inicialmente, foi projetado para ser usado principalmente por universitários mas conseguiu muito mais do que isso. Em pouco tempo a rede social já era conhecida no mundo todo e utilizada por todo tipo de gente. Atualmente é uma das redes sociais mais acessadas do mundo, sendo que o dono, Mark Zuckerberg, ainda é o proprietário de outras das redes sociais mais utilizadas pela população mundial.

É fato que desde que ganhou popularidade, serviu para facilitar um monte de coisas em nossa vida, principalmente quando se trata da comunicação. Mas também se transformou em uma poderosíssima fonte de informações, visto que grande parte de seus usuários tem o costume de compartilhar informações de suas vidas. É aí que mora o perigo. Existem alguns tipos de publicação que podem acabar comprometendo nossa privacidade e segurança, portanto, é muito importante ter cautela quanto ao que escolhe para publicar.

Reclamações sobre seu chefe ou coisas do tipo

Parece que as pessoas de vez em quando se esquecem que o Facebook é uma rede social aberta, e que provavelmente, possuem colegas de trabalho por lá. Você já viu alguém fazendo uma postagem sobre como o dia no trabalho foi terrível, ou sobre o quanto odeia o chefe que é cabeça dura? Pois é, é bem mais normal do que podemos imaginar.

Por mais que a rede social seja sua, é importante ter cautela, até porque, sempre existe a possibilidade de alguém da sua empresa ver aquilo e levar aos ouvidos de seus superiores, até mesmo quando você não tem ninguém de lá adicionado… Notícia ruim corre rápido! Pode acabar perdendo o emprego por uma besteira simples assim…

Seu endereço

Pode parecer meio óbvio, mas é normal pegar alguém compartilhando seu endereço aos quatro ventos pelo Facebook. É claro que não estamos falando de postar algo como “Olá pessoal, tudo bom com vocês?! Pra quem quiser saber eu moro na rua tal, quadra tal e no lote tal, ok? Beeeijos…Não, não é nada disso (por mais que ainda devem ter aqueles que façam algo parecido). O Facebook tem uma opção que te permite colocar qual sua localização, menção que fica acima de sua postagem.

Não é recomendado utilizar aquela opção nem mesmo quando se está em algum passeio em específico, muito menos quando você está em casa, principalmente se você tiver amigos em sua rede social no qual não mantem contato, viu poucas vezes, ou até mesmo que nem conhece. Nunca se sabe quem está vendo esse tipo de informação…

Fotos dos filhos pequenos com o uniforme escolar

É normal que os pais sempre queiram compartilhar alguns momentos com os filhos, principalmente quando são pequenos e estão começando a ir para a escola, vivendo uma nova fase que precisa ser registrada. Mais uma vez, nunca temos a garantia de que quem está vendo isso é de nossa confiança. Se você postar uma foto de seu filho (a) com o uniforme escolar, por exemplo, é um  grande risco a correr.

Já foram registrados casos em que sequestradores souberam onde o filho de determinada pessoa estudava porque foi postada uma foto em rede social. Todo tipo de cuidado é pouco!

Não fale sobre sua rotina

Mais uma da série: Você nunca sabe quem está realmente vendo suas postagens! Bom, postar coisas relacionadas à sua rotina pode ser algo bem perigoso, por mais que pareça inofensivo. Alguém pode ficar sabendo absolutamente tudo sobre você e acredite, isso pode se transformar em um grande problema…

Planos de viagem

Sempre que vamos fazer uma viagem parece que precisamos anunciar aquilo para o mundo, afinal, é sempre um momento prazeroso que parece ser maravilhoso de se compartilhar, mas tome muito cuidado com isso! Anunciar aos ventos que irá passar uma temporada fora de casa, deixando-a vazia pode não ser algo muito responsável de se fazer. Isso pode apenas favorecer as más intenções de alguém que esteja vendo sua postagem.

 Fotos embaraçosas

A dica deste item é: Se beber, esconda o celular! É importante ter muita certeza antes de postar algo, pois se você se arrepende pode já não ter mais volta. Conscientemente, é mais difícil controlar essa situação, mas e quando você está bêbado? Pode acabar sendo pego desprevenido por alguém, e ainda pode ser induzido a publicar uma foto comprometedora. Pois é… A coisa pode ficar bem pior do que simplesmente mandar áudios chorando de arrependimento pra sua ex…

Informações falsas

Certamente você já deve ter se deparado com uma migo ou parente publicando algo que não era verdade. Um bom exemplo são esses anúncios de morte, sempre tem um dizendo que o artista tal morreu, e as pessoas costumam cair nisso com certa frequência. Bom, é claro que ainda existem informações erradas que podem ser muito mais graves…

Antes de compartilhar algo que pode ser comprometedor para alguém (principalmente nestes casos) procure checar se aquilo é real. Não compartilhe algo só porque leu o título, procure ter certeza de aquilo é verdade, e mais, de que vale realmente a pena compartilhar!

Comments

comments

Leave a Response

Nandy
Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.