Curiosidades

7 doenças raras que dão “superpoderes” a seus portadores

Você é fã de filmes de super heróis? Geralmente, em suas histórias, os personagens acabam passando por alguma modificação genética que faz com que eles adquiram seus poderes, sendo estas propositais ou não. Alguns exemplos disso são; o Wolverine, o Homem-aranha e o Superman. Agora, se a sua resposta para a pergunta feita inicialmente foi “sim”, vai ficar feliz em saber que existem pessoas com mutações genéticas que realmente podem ser colocadas na lista de pessoas com “superpoderes“.

A maioria vê as mutações genéticas de forma negativa, e em sua maioria elas realmente são. Apesar disso, são raras as pessoas nas quais essa alteração faz com que elas se tornem surpreendentes e únicas aos olhos dos demais. Mas, se fosse para você ter um superpoder, o que gostaria de ser capaz de fazer? Talvez o seu desejo esteja entre essas incríveis pessoas, ou mesmo acabe mudando depois de ver o que elas podem fazer. Eles com certeza iram te surpreender e fazer com que todo o resto não pareça nada além de meros mortais.

Savatismo

Conhecida como a Síndrome do sábio, essa é uma rara condição na qual a pessoa se mostra extremamente talentosa em qualquer coisa que deseje fazer. Seja na área artística, com música e desenhos, ou na física com cálculos e computação, por exemplo. Essa característica geralmente se desenvolve em pessoas com autismoou síndrome de Asperger. Eles são capazes de multiplicas números de três em apenas alguns segundos.

Hipertrofia muscular relacionada à miostatina

Uma mutação no gene MSTN, responsável pela formação da miostatina (que limita o crescimento muscular), faz com que a pessoa desenvolva o dobro de massa muscular normal. O motivo que faz com que a pessoa desenvolva essa mutação ainda não é conhecido. Mas, aqueles que o têm possuem pouca gordura e muita massa, se tornando extremamente forte. Existem poucos casos sobre isso e, na maioria das vezes, elas parecem ser herdadas de algum dos pais.

Imunidade ao frio

Muitos dizem que o frio é psicológico, ainda sim o corpo humano não é capaz de suportar ao frio excessivo durante muito tempo sem uma proteção adequada. Mas, de alguma forma, um homem chamado Wim Hof  foi capaz de aguentar a uma baixa temperatura por um bom tempo e surpreendeu até mesmo os cientistas. Apesar de não saberem o que fez com que ele desenvolvesse essa resistência o homem foi capaz de ficar 120 minutos dentro de um balde com água fria e gelo no Mont Blanc, apenas de shorts. Ele acredita que isso se deva ao seu treinamento, mas é preciso algo a mais para que ele realmente consiga aguentar a tudo isso.

Doença de Urbach-Wiethe

Do que você tem medo? Se tratando das pessoas normais, todos temos medo de alguma coisa, mesmo que a maioria tente esconder esse fato. Mas, se tratando as pessoas com a doença de Urbach-Wiethe a história não é bem assim. Existem cerca de 300 casos registrados desse problema, sendo que a maioria se encontra na África do Sul. A condição genética que ganha esse nome faz com que a pessoa tenha uma ausência total de medo. Apesar de todos odiarmos esse sentimento, o medo é essencial para a nossa sobrevivência já que mostra os nossos limites mas, quem não gostaria de viver intensamente sem senti-lo?

Memória eidética

Já ouviu falar em memória fotográfica? Pois é, conhecida também como Hipertimesia, essa característica rara faz com que a pessoa se lembre de exatamente tudo de sua vida. Já imaginou ter acesso total a suas memórias, mesmo de pequeno? Essas pessoas são capazes de coisas incríveis como descrever perfeitamente cada coisa de qualquer dia de suas vidas, mesmo da primeira infância, redigirem toda uma parte de um livro na exata parte e página que você escolher ou mesmo dizer sobre acontecimentos noticiados com detalhe mesmo depois de anos. Existem apenas 60 casos registrados de pessoas com memória eidética e a forma como elas usam o cérebro é realmente incrível. Apesar disso elas não são capazes de distorcer memórias ruins ou mesmo esquece-las.

Super digestão

Existem coisas comestíveis e não comestíveis e “quase” todos sabem disso. É normal que uma criança acabe se alimentando de coisas impróprias se não for alertada sobre isso, ou mesmo que pessoas com a Síndrome da Pica os façam, apesar disso o seu consumo não é normal e pode trazer riscos. Agora, já imaginou poder digerir qualquer coisa sem nenhum efeito nocivo? Esse é o caso de Michel Lotito. O homem possuí paredes estomacais e intestinais mais espessas do que o normal, além de um forte ácido digestivo. Características que proporcionam a ele a capacidade de comer metal, vidro e borrachas. E já chegou a comer bicicletas, televisões e até mesmo um avião. Já imaginou?

Analgesia congênita

A dor física é extremamente perturbadora e incômoda, por mais leve que seja, para todos nós. Se possível, todos gostaríamos de senti-la, concorda? E, por incrível que pareça, algumas pessoas realmente são incapazes de sentir dor. Na maioria dos casos as pessoas nascem completamente imunes a isso e são pouco sensíveisa qualquer sensação sensorial. Essa mutação é rara e existem poucos casos registrados sobre ele, apesar de terem sido encontrados 40 deles em apenas uma aldeia da Suécia. A imunidade a dor parece o sonho de muitos, apesar disso ela não impede os danos causados no seu corpo e você pode não perceber que está realmente machucado ou doente. Crianças com essa doença podem se machucar seriamente sem nem saber e não aprender as consequências de alguns atos fatais, como botar a mão no fogo ou mexer com facas afiadas.

Comments

comments

Leave a Response

Nandy
Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.