Curiosidades

7 mitos do corpo humano em que sua mãe fez você acreditar

O corpo do ser humano é uma coisa incrível. Ele pode digerir alimentos, combater doenças e regular todas as suas funções corporais automaticamente. E para chegarmos nesse estágio foi preciso vários milênios de evolução.

O problema é que com o passar do tempo, alguns fatos totalmente precipitados sobre dieta, saúde e sexo apareceram, todos relacionados ao corpo humano. Bom, ter acesso a essas barbaridades não é nossa culpa e podemos ver nessa lista que algumas da maiores preocupações de nossos pais em nossa infância, na verdade se passava de mitos.

Sentar muito perto da TV não vai danificar sua visão

Quem nunca ouviu da mãe que assistir TV muito de perto iria ter problemas quando mais velho, não é mesmo? Bom, alguns estudos foram feitos para testar se há uma distância mínima para estar em frente à TV. Nenhuma evidência de que a tela poderia causar defeitos visuais foi detectada.

Dentes brancos não são necessariamente saudáveis

Você pode associar dentes brancos a higiene, mas isso é algo cultural. A cor natural dos dentes humanos é amarela. Tentativas fúteis e desesperadas de tornaram os dentes brancos podem danificá-los. Escovas duras são abrasivas e enfraquecem os dentes tirando suas camadas exteriores. Marcas de creme de dental que prometem “branqueamento” são, na sua maioria, bobagem.

Capacidade de rolar a língua não é um traço genético

Em estudos feitos em 1950 já mostravam que rolar a língua não era uma característica genética. É um comportamento que pode ser aprendido. Estudiosos identificaram que a porcentagem de crianças que pode fazer isso aumenta de 54% na faixa etária de 6 a 7 anos para 76% aos 12 anos. Isso significa que muitas crianças praticam o truque até aprenderem a fazê-lo.

Açúcar deixa crianças hiperativas

Vários estudos científicos já comprovaram que consumir açúcar não está ligado com o comportamento infantil. Mesmo em estudos feitos com crianças consideradas como “sensíveis” ao açúcar, não foi encontrada qualquer relação que comprovasse isso. Muitas pessoas na infância foram restringidas de ingerir açúcar por causa desse mito, não é mesmo?

Você vai ficar gripado se sair molhado em um tempo frio

Esse mito repercutiu por muito tempo sem nenhuma comprovação concreta. O que se sabe é que o vírus da gripe é mais comum na época de baixa umidade do inverno. Nesse período as pessoas estão mais tempo reunidas no interior dos lugares, o que espalha mais fácil o vírus.

Sonâmbulos não devem ser acordados

Quando uma pessoa sonâmbula é acordada, vai se mostrar confusa ou desorientada, mas calma, esse comportamento não significa perigo algum. Mais perigosos são os possíveis acidentes decorrentes do sonambulismo, como tropeçar ou bater em coisas, entrar em lugares perigosos, entre outros. O que se indica é despertá-lo suavemente e ajudá-lo a voltar para a cama.

Estalar dedos

corpo

Conta-se a muito tempo, que estalar os dedos pode causar artrite. Bom, não é exatamente verdade, e é bastante provável que não ocorra nenhum dano à saúde. A sonoridade pode até indicar se suas juntas estão saudáveis. O que causa o estalo é uma bolha na substância que lubrifica as articulações, não o atrito entre ossos em si.

Comments

comments

Leave a Response

Nandy
Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.