Curiosidades

7 passos para acabar com o vício em celular

Os Smartphones tem composto grande parte dos celulares de todo o mundo. Fazendo com que, de acordo com o Google, cerca de 62% dos brasileiros tenham algum Smartphone em mãos. O número de usuários tem aumentado tão rapidamente que chega a ser assustador. Em 2012 apenas 14% da população fazia o uso do aparelho mas, em 2016, essa porcentagem passou para os 62% citados anteriormente.

Apesar de ter revolucionado a forma como as pessoas se comunicam nos dias de hoje, os Smartphones também tem lá o seu lado negativo. A dependência pelo aparelho tem se tornado tão grande, principalmente nas novas gerações, que tem preocupado as pessoas. Alguns já não saem mais de casa com a mesma frequência simplesmente por poderem fazer as suas “interações humanas” pelo dispositivo. Além disso, é só sair por aí que você percebe que, o uso do celular é frequente.

Esse fator faz com que algumas pessoas criem uma certa resistência ou aversão a esse uso excessivo, e talvez com razão. Afinal, além de tudo isso eles ainda emitem uma radiação perigosa que é absorvida pelo nosso corpo. Caso você queira superar o seu vício por Smartphones esta no lugar certo. Essas são algumas dicas para fazer com que isso aconteça.

Desligue as notificações

As notificações piscando o tempo inteiro no seu celular fazem com que aquele desejo seja despertado instantaneamente em você. Por isso, caso você realmente queira deixar o vício em celular de lado, é melhor evitar algumas tentações. Deixe ativa apenas as notificações que considerar realmente importantes, como chamadas telefônicascalendário e outros poucos aplicativos.

Desgrude do aparelho

Em algum momento, mesmo não sabendo quando exatamente, passamos a ter o celular como uma parte de nós e é preciso deixar isso de lado as vezes. Tente deixar o aparelho longe de você por algum tempo. Se ocupe com outras coisas e o mantenha em outro comodo enquanto as está fazendo. Por exemplo, deixe o celular no quarto enquanto está cozinhando, ou mesmo deixe-o distante quando estiver indo dormir ou estudando.

Se desfaça do excesso de redes sociais

É claro que fazer isso de uma só vez não será nada fácil, mas você pode começar aos poucos. Pegue aquela rede desnecessária para você e a elimine do seu dispositivo. Isso fará com que você diminua os seus vícios e os motivos para permanecer horas e horas no celular. Não é bom se excluir de todo o universo online, obviamente, mas não precisa estar em todas elas.

Estabeleça suas preferências

Muitas vezes as telas do celular ficam completamente desorganizadas e confusas. Acabamos deixando as ferramentas importantes junto com as redes sociais e isso é perturbador. Coloque as coisas importantes como despertadorbloco de notas e outras ferramentas de uso funcional na tela principal e deixe os aplicativos tentadores como o Facebook Instagram em páginas mais ao fundo. Isso fará com que você não dê de cara com elas sempre que abrir o celular.

Se incentive a cumprir a meta

Assim como qualquer outro vício, quando você pretende largá-lo, as vezes é preciso encontrar alguma motivação para isso. Faça uma meta e, caso a cumpra realmente, se presenteie com algo gratificante ao final dela. Por exemplo; Meta – ficar 2 horas sem olhar qualquer notificação no celular. Recompensa – comprar uma torta saborosa.

Encontre um momento para você

O que você gosta de fazer? Gosta de ir em parquesler, ver filmes? Seja o que for, tente fazer outras coisas além de ficar no celular. O uso do aparelho tem sido tão grande que chega a afetar outras atividades que você gostava de fazer antes. Alguns deixam de sair ou mesmo ler para ficar nas redes sociais. Encontre um momento para você mesmo, reserve um tempo para fazer coisas que goste e se distraia. Isso fará com que você não sinta aquela necessidade de estar no celular a todo momento.

Explique o seu desejo

Quando se está em um processo como esse é bom deixar a situação bem clara para as pessoas importantes em sua vida. Como a maioria está constantemente em contato por meio do dispositivo, e se ofendem caso você demore a responder, é bom deixar claro o seu desejo de se afastar um pouco do celular durante o seu dia. Isso fará com que as coisas se tornem mais fáceis para você e tira quele “peso” e preocupação de estar sendo rude ou mesmo ignorando alguém. Afinal, as pessoas importantes saberão a verdade.

Bônus – NoPhone

Uma saída um pouco exagerada, mas achamos algo interessante e curioso para se tratar. Existe um “aparelho” chamado NoPhone que, apesar de ter a aparência de um Smartphone, é completamente feito de borracha. Ele custa 12 dólares no site oficial e tem como função suprir aquela necessidade de estar com o celular sempre ao seu lado. Para entender melhor a necessidade que ele busca solucionar, você deve se lembrar de algum momento no qual, mesmo não querendo fazer nada no celular, ficou mexendo aleatoriamente na tela ou mesmo o segurando.

Por incrível que pareça isso acontece muito e, em alguns casos, as pessoas acabam usando o celular como uma forma de se “isolar” do exterior. Muitos acabam fingindo mexer no Smartphone só pra saírem de uma situação constrangedora. Se esse é o seu caso, o NoPhone veio para resolver esse problema.

Comments

comments

Leave a Response

Nandy
Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.