Curiosidades

7 perigos terríveis que acompanham a exploração espacial

Os seres humanos são adaptados para as condições terrestres e sair dela pode apresentar um enorme risco. Aqueles que se aventuram no espaço podem sofrer graves consequências e até mesmo perderem suas vidas. Ainda assim dominar o espaço e descobrir tudo que ele guarda ainda é um dos maiores desejos do homem. Isso faz com que ele se arrisque em nome do conhecimento. Afinal, quem não gostaria de viajar pela imensidão do universo? Mas você estaria disposto a enfrentar as consequências necessárias para isso?

Os filmes com temática espacial tem tomado conta das telinhas a um bom tempo. Você provavelmente já viu GravidadePerdido em Marte ou Lunar. Em sua maioria, os personagens acabam enfrentando diversas dificuldades e perigos em sua jornada. Apesar de serem ficções científicas, alguns deles podem descrever coisas bem reais. Por esse motivo as empresas responsáveis por questões espaciais, como a NASA, fazem uma rigorosa seleção e um árduo treinamento de anos para seus integrantes. Porque, apesar dos problemas eminentes, espera-se que eles sejam prevenidos. E esses são alguns dos perigos que as pessoas podem enfrentar ao viver no espaço.

Dificuldade para respirar

Esse pode ser um ponto já esperado para pela maioria. O espaço não contem moléculas de oxigênio suficientes para que possamos respirar livremente. Por esse motivo os astronautas precisam de todos aqueles equipamentos enquanto estão fora de suas naves espaciais. O ar quente emitido por você não sobe, como acontece aqui. Ou seja, o dióxido de carbono expirado por você permanecerá próximo as suas vias aéreas e impedirá que o processo de respirar continue normalmente.

Diminuição do sistema imunológico

Uma análise feita nos astronautas mostrou que 50% deles contraem alguma infecção, seja ela viral ou bacteriana, enquanto estão no espaço ou assim que retornam para a terra. O fato intrigou os especialistas e fez com que eles estudassem mais a respeito e foi aí que um fato interessante apareceu. Aparentemente o sistema imunológico das pessoas é afetado sob as condições do espaço. Ele impede o funcionamento correto das células T, que não reconhecem uma ameaça para poder reagir a ela.

Acúmulo de sangue na cabeça

Você já ficou de cabeça para baixo durante muito tempo quando era criança? Provavelmente sim. Tente se lembrar da sensação que sentiu naquele momento. Nada boa, não é? O sangue se aglomera na cabeça e, além da aparência inchada e avermelhada do rosto, você pode sentir fortes dores de cabeça e náuseas. Esse fator é semelhante ao que acontece com uma pessoa no espaço.

Doenças causadas pela radiação

A atmosfera terrestre tem uma grande função para a nossa sobrevivência. Além de filtrar a luz ultravioleta que chega até o nosso planeta, ela também nos protege de radiações nocivas emitidas na superfície. Fora desta camada protetora, a pessoa estaria completamente exposta a essa radiação.

Problemas visuais

Apesar de não se aplicar a todos, alguns dos astronautas começaram a apresentar problemas na visão depois de irem para o espaço. O problema repentino causou algumas especulações entre os especialistas. Eles observaram uma degradação continua em sua visão, assim como o inchaço do nervo óptico e o achatamento do globo ocular, podendo incluir até manchas na pupila. Acredita-se que a gravidade zero faça com que o fluido seja pressionado contra o nervo óptico e cause os problemas.

Doenças cardíacas

Como dito anteriormente, a atmosfera terrestre nos protege de muitos problemas. Um estudo foi feito para observar a saúde dos astronautas depois de uma viagem espacial. Eles observaram que aqueles que foram para fora da atmosfera da Terra apresentaram doenças cardíacas. Especula-se que a radiação presente no espaço seja uma das possíveis causadoras, já que aqueles que se aventuraram no espaço dentro da camada protetora da Terra não enfrentaram o mesmo problema.

Problemas psicológicos

Nós somos seres sociáveis, o que significa que se manter isolado por um longo período pode ser danoso para a saúde psicológica da pessoa. Permanecer com pouco ou nenhum contato com outras pessoas, como é o caso dos astronautas, pode fazer com que eles sejam psicologicamente afetados.

Comments

comments

Leave a Response

Nandy
Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.