Curiosidades

7 provas de que qualquer coisa era permitida no Brasil nos anos 80

Nos últimos anos a crítica fez com que muitas coisas mudassem. Alguns comportamentos simplesmente não são mais aceitos pela população e o cenário de nosso país vem mudando com isso. Muitos acabam considerando essas restrições como uma forma de censura, enquanto outros afirmam ser questão de bom senso e respeito. Independente do posicionamento de cada um é fácil perceber como o Brasil dos anos 80 realmente não tinham limites.

Não é novidade também que os brasileiros já passaram por diversas situações polêmicas e até constrangedoras durante os anos. A TV foi um dos meios onde realmente podemos ver isso, basta vasculhar um pouco as coisas que iam ao ar naquela época. Outros produtos e propagandas também marcaram o Brasil nos anos 80 e você provavelmente vai se chocar com algumas dessas exibições comuns naquela época em nosso país e ver como as coisas mudaram nessas últimas décadas. Afinal, elas causariam uma enorme polêmica atualmente.

Propaganda das novas cuecas Hering

A empresa criou a propaganda em 1981 e usava o ator brasileiro Danton Jardimcomo protagonista. Ela com certeza não iria ao ar nos dias de hoje.

Cigarro de chocolate

Os famosos cigarro de chocolate da empresa Pan fez muito sucesso nos anos 80. Ele continha uma criança segurando o chocolate da mesma forma como se segura um cigarro e seria um incentivo para as crianças. Isso fez com que ele fosse proibido em 1996.

Propagandas políticas com armas

Além do “ataque” à emissora de televisão SBT, presente no texto, que não é mais permitida em propagandas brasileiras, os candidatos Lula e Collor ainda estão portando armas como forma de mostrar a rivalidade e luta entre eles. Ela foi exibida em 1989 e jamais iria ao ar se a proposta viesse atualmente.

Capa do CD da XUXA

O carnaval já é conhecido mundialmente por ser um período de muita festa na qual as mulheres são sexualizadas por aparecerem com pouca roupa. O CD da XUXA de 1988, Carnaval dos Baixinhos, pegou a mesma ideia mas usando crianças em sua capa.

Compre Baton

A propaganda veiculada nos anos 80 no Brasil do chocolate Baton usava uma cena de “hipnose” para fazer com que as pessoas comprassem seu produto. Apesar de não passar de uma brincadeira, ela provavelmente seria questionada se fosse ao ar hoje.

Música “Eu quis comer você” tocada em programa infantil

A música do grupo Cascavelletes, “Eu quis comer você”, tocou em um programa infantil nos anos 80. O programa se chamava Clube da Criança e era apresentado pela Angélica  na TV Manchete. Algo do tipo com certeza iria gerar muita revolta em nosso tempo.

Uma encenação constrangedora envolvendo índios em mais um programa infantil

O programa foi ao ar em 1989 e mostrava a XUXA cantando e dançando em seu programa a música Brincar de Índio. Além da constrangedora apresentação mostrar os índios de uma forma bem deturpada e humilhante, alguns deles ainda foram colocados no palco e se mostraram realmente confusos e sem reação ao verem a apresentação.

Com certeza essas exibições gerariam um enorme número de revoltas a seu respeito se fossem ao ar nos dias de hoje. Os tempos mudaram e algumas coisas deixaram de ser toleradas e aceitas pela sociedade.

Comments

comments

Leave a Response

Nandy

Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.