Curiosidades

7 truques para se manter bem até mesmo nos piores momentos

O ser humano está sempre em busca da própria felicidade. Não existem qualquer regra ou fórmula para alcançar esse feito. Mas algumas pessoas vão atrás dos livros de autoajuda, palestras e dicas para conseguir levar melhor a vida. Embora não seja fácil chegar na própria felicidade, o autocuidado diariamente pode mudar totalmente o seu humor. As pessoas encontram alegria nos lugares mais inusitados, então o segredo é você identificar alguns hábitos saudáveis que lhe fazem ter um dia mais relaxado e evitar os piores momentos de seu dia.

Atenção plena

Quando vamos falar de atenção plena (um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente, numa atitude aberta, de curiosidade, ampla e tolerante, dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente), muitas pessoas podem a associar com a yoga ou meditação silenciosa, mas Wheeler, psicólogo, diz que é possível abraçar esse modo de pensar ao praticar diferentes tipos de exercício.

Ele recomenda a natação como um treino de mente e corpo, um vez que os movimentos são repetitivos o que acaba estimulando nosso consciente. “Para nadar bem, devo me concentrar apenas no que estou fazendo”, explica ele. “Eu existo de acidente vascular cerebral para acidente vascular cerebral, de respiração para respiração”.

Gratidão

Não agradeça somente quando você receber algo de uma pessoa. Alguns estudos mostram que expressar a gratidão pode levar benefícios como um melhor sono e menores riscos de depressão.

“Se eu estou me sentindo um pouco ansioso, logo vou e faço uma lista pelo que sou grato”, diz o médico terapeuta de San Antonia, Dr. Kasi Howard. “Isso virou minha mentalidade e me impede de falar sobre coisas que são estressantes. Além de tudo, também pode mudar drasticamente o humor de uma pessoa.”

Exercícios Cardio

Você sabe o que é um exercício cardio? Bom, se trata basicamente de um treinamento cardiovascular onde a pessoas aumenta a frequência cardíaca. Esse tipo de treino está relacionado a exercícios do tipo aeróbico como: corrida, ciclismo e natação.

“A corrida é uma fonte de sanidade para mim”, diz Howard, especialista em saúde mental. “Não só é meu alívio do estresse, é também quando penso em ideias”. Existe uma razão científica pela qual Howard se sente mais feliz depois de um sessão de treino. Com os exercícios é possível alcançar um pico de adrenalina em todo seu corpo, que é seguido por uma liberação de endorfina que estimula seu humor.

Comunique-se mais

“Sempre passo um pouco de tempo com meu marido todos os dias, falando sobre nós”, diz a Dra. Gail Saltz, editora de psicologia contribuinte da revista Health. “Fazer manter o nosso relacionamento forte, e isso me faz feliz”.

Satz tenta nos dizer que a comunicação é fundamental para solucionar qualquer tipo de problemas no qual você esteja passando, especialmente com relacionamentos. Em um estudo realizado em 2015 sobre casais que tinham acabado de se casar, descobriram que as esposas percebiam que seus maridos conversavam mais, ou demonstravam mais emoções, afirmavam que era mais fácil encontrar resultados de problemas.

Escute músicas tristes

A felicidade é subjetiva. Basicamente o que te deixa feliz, pode ter um efeito negativo em outra pessoa. Sabendo disso, ouvir músicas tristes pode ser uma atividade comum que está ligada à felicidade em todo mundo.

Parece um tanto quanto estranho, não é mesmo? Mas em uma pesquisa que avaliou 772 pessoas no Ocidente e no Oriente, os estudiosos descobriam que ouvir letras tristes pode gerar efeitos emocionais benéficos, tais como regular emoções negativas e humor.

Seja um realista otimista

Feliz

Pessoas com uma visão positiva mais realista, tendem a ter mais sucesso e conseguem manter melhor o seu humor do que outras pessoas, de acordo com a psicóloga Sophia Chou. Isso ocorre porque pessoas “realistas otimistas” tem um maior equilíbrio de personalidade para alcançar seus objetivos.

Se suje para encontrar a felicidade

Você já ouviu alguma pessoa falando que o lugar onde você se encontrava, estava com cheiro de terra? Bom, esse cheiro poderia ser bom para seu humor. Segundo Chris Lowry, líder da pesquisa na Universidade de Bristol, na Inglaterra, uma bactéria encontrada no solo, pode produzir um efeito similar ao de drogas antidepressivas.

A bactéria conhecida como: Mycobacteruim vaccae, é inofensiva e estimula a produção de serotonina no cérebro. Baixos níveis de serotonina podem causam depressão. Pacientes com câncer reportaram melhora na qualidade de vida quando passaram por tratamentos com essa bactéria.

Comments

comments

Leave a Response

Nandy
Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.