O que pode definir um ser destro ou canhoto ?

por Nandy 26 nov 2015 - 22h 49
327 visualizações

Parte considerável da nossa população é canhota, mas onde tudo isso começa?

Pelo que parece, a mão dominante é determinada no início da gestação. Os cientistas não sabem o motivo real, mas já confirmaram que os genes têm grande influência e ser canhoto pode ser herdado, como inteligência ou altura. A questão ainda está sendo analisada, até porque gêmeos idênticos podem ter mãos dominantes diferentes, essa e outras questões estão deixando os cientistas com a “pulga atrás da orelha”.

Um estudo Sueco detectou que mães estressadas ou deprimidas durante a gravidez eram propensas a gerar filhos ambidestros e canhotos. Será que isso é mesmo verdade?

Curioso é que grande parte dos destros utilizam o hemisfério esquerdo do cérebro para acionar a linguagem, mas as outras funções cerebrais como atenção e emoção são acionadas da mesma forma em destros e canhotos.

Ter a mão esquerda como dominante pode até não ser bom em alguns quesitos, mas também pode ter o seu lado positivo, como é o caso da criatividade. Estudiosos afirmam que os canhotos são mais criativos e que exploram mais opções para resolver um problema.

São tantos boatos e estudos sobre o tema que não tem como não ficar confuso. Acreditem ou não, dizem até que os canhotos são mais baixos do que os destros! Não sabemos sequer o motivo de tantos estudos, mas seria interessante saber o verdadeiro motivo que diferencia a mão dominante dos seres humanos, mas, no fim das contas, esse é um detalhe que não influencia tanto assim, pois as diferenças entre destros e canhotos são muito sutis.

E você, é destro ou canhoto?

Siga nas redes:

Facebook: Nandy Martins

Instagram: @nandy_martins

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso