8 coisas estranhas que eram usadas como dinheiro

por Nandy 24 jan 2016 - 22h 50
380 visualizações

Mesmo com diversas notas e moedas circulando por aí, você sabia que diversas outras coisas foram utilizadas como dinheiro através dos tempos? Geralmente por falta do dinheiro convencional. Confira:

Sal

Na época romana era uma mercadoria muito preciosa. Mesmo a nossa palavra “salário” é derivado da palavra latina para o sal, “salarium”.

 

Pimenta

Assim como o sal era utilizado como moeda, a pimenta também era considerada muito valiosa, tanto que quando Átila, o Huno, invadiu e conquistou Roma, ele exigiu um saco de pimenta dos romanos.

Detergente

E não podia ser qualquer um, tinha de ser da marca Tide, tanto que ficou conhecido como ouro líquido, principalmente entre o submundo do crime.

Facas

Há cerca de 2500 anos atrás, na China, o príncipe da época permitiu que seus soldados trocassem suas facas por bens materiais devido à falta de dinheiro, desde então, em alguns lugares da China ainda é comum essa prática.

Tampas de garrafa

Na África, algumas indústrias de bebida tentaram copiar a Coca-Cola e colocaram prêmios nas tampas, desde então elas são utilizadas como dinheiro, mesmo não havendo mais as promoções.

Cartões telefônicos

Devido à inflação e à desvalorização monetária na África, os cartões telefônicos passaram a ter um valor relativamente alto.

Pérolas

Diz a lenda que os colonos alemães compraram a ilha de Manhattan dos nativos utilizando pérolas cujo preço total hoje seria de mil dólares.

Doces

Em 2008, a Argentina entrou em crise e algumas pessoas passaram a utilizar doces como dinheiro.

Siga nas redes:

Facebook: Nandy Martins

Instagram: @nandy_martins

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso