A origem das superstições

por Nandy 16 dez 2015 - 20h 51
372 visualizações

Você com certeza já ouviu falar de diversas superstições, não é mesmo? Mas como elas surgiram, quem foi que as criou? Bem, algumas são uma incógnita, mas outras possuem um passado bem interessante. Confira:

Sexta-feira 13

Para começar, a fobia da sexta-feira 13 é conhecida como parasquavedequatriafobia (olha a má sorte para ler essa palavra aí já) e tem origem no Cristianismo, pois acredita-se que Jesus foi crucificado em uma sexta-feira e que na Última Ceia haviam 13 convidados, sendo Judas o 13º.

última ceia

Gato preto

Uma das mais clássicas, o gato preto é indicador de fortes presságios, para os egípcios, eram sinal de boa sorte, por terem conexão com os deuses, na Europa, a crença era a de que gatos pretos traziam má sorte por serem melhores amigos de bruxas.

gato preto

Número 13

Na mitologia nórdica, há o mito de que 12 deuses foram convidados para um jantar em Valhalla, um lugar destinado para os grandes heróis que morreram em batalha. Sem ser convidado, Loki, o deus da discórdia e da trapaça, chegou para o jantar, elevando o número para 13, que ganhou a fama de trazer má-sorte.

13

Pé de coelho e sorte

Uma das crenças mais antigas do mundo, data de 600 a.C.. Supostamente traz sorte por ser o pé de uma bruxa que foi transformada no coelho.

pé de coelho

Poço dos desejos

No folclore europeu, existia a crença de que os deuses haviam colocado águas divinas nos poços e que elas concederiam qualquer desejo pedido.

poço

Passar embaixo de escadas dá azar

Esta veio do Egito Antigo, quando apoiada, a escada formava um triângulo, que para os egípcios representava a trindade dos deuses e passar por ele era tido como um sinal de profanação.

escada

Pendurar uma ferradura para dar sorte

Esta crença surgiu na Grécia, lá, eles pensavam que o ferro tinha a capacidade de afastar o mal e atrair boa sorte. Por que ferraduras? Isso ainda é um mistério.

ferradura

Siga nas redes:

Facebook: Nandy Martins

Instagram: @nandy_martins

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso