A Wi-Fi irá acabar!!!

por Nandy 25 nov 2015 - 19h 52
297 visualizações

É isso mesmo que você leu, a Wi-Fi está com seus dias contados! Mas calma, não quer dizer que iremos ficar sem a nossa “indispensável” internet sem fio, pelo contrário, a Wi-Fi está prestes a ser substituída por uma nova tecnologia chama de Li-Fi.

Essa nova tecnologia foi desenvolvida na Universidade de Edimburga, Escócia, por Harald Haas, e é capaz de transmitir dados em uma velocidade altíssima através de VLC (comunicação por luz visível, em inglês). Para você ter uma ideia, durante os testes em laboratório, foram transmitidos nada mais que 224 gigabits por segundo, o que equivale a 18 filmes de 1,5 GB cada um.

Mas e no mundo real? Fora dos laboratórios, na Estônia e em ambientes industriais, testes estão sendo feitos com 1 GB por segundo, o que é nada mais, nada menos do que 100 vezes a média da velocidade do Wi-Fi.

Em resumo, a internet será transmitida através da luz e para isso atuará como um código Morse muito rápido, mas pode ficar tranquilo, o mundo não vai virar uma festa rave por causa disso, isso porque as “piscadelas de luz” são muito rápidas para qualquer olho humano percebe-las.

Entretanto – demorou, não é mesmo? – existem alguns empecilhos, e o principal é a infraestrutura das casas, empresas, indústrias, etc., que já está estruturada para a Wi-Fi, realizar as modificações necessárias para a instalação da Li-Fi simplesmente não é viável.

Então, não pense que será tudo de imediato, pelo contrário, haverá uma fase de transição que irá mesclar as duas tecnologias até uma seja substituída pela outra.

A tecnologia já está evoluindo e ganhou até uma versão comercial, mas que ainda não superou a Wi-Fi. Para vocês terem ideia de como será a nova tecnologia, nada melhor que uma descrição do próprio criador:

“Tudo o que precisamos fazer é encaixar um pequeno microchip em cada dispositivo de iluminação potencial e este, então, vai combinar duas funcionalidades básicas: iluminação e transmissão de dados sem fio. No futuro, não teremos apenas 14 bilhões de lâmpadas, teremos 14 bilhões de Li-Fis implantados em todo o mundo para um futuro mais limpo, mais verde e ainda mais brilhante”.

 

 

Siga nas redes:

Facebook: Nandy Martins

Instagram: @nandy_martins

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso