As curiosidades mais legais sobre o sono que você não sabia

por Nandy 18 dez 2015 - 20h 14
645 visualizações

Dormir certamente é muito gostoso, sem falar que é fundamental para se ter uma boa saúde física e mental, por isso, ficar acordado por muito tempo não é uma boa ideia, os resultados demoram um pouco para aparecer, mas é só questão de tempo. Entretanto, o sono possui algumas peculiaridades diferente dessa e que com certeza você não sabia. Confira:

 

Os humanos são os únicos mamíferos capazes de adiar o próprio sono ou de ficar sem dormir, uma prova disso é que nós também somos uma das espécies mais ansiosas do mundo.

 

Algumas sofrem de dysania, uma situação em que uma pessoa acha difícil de sair da cama pela manhã, geralmente causado por depressão ou distúrbios de ansiedade.

 

Ficar acordado de 16 a 18 horas causa os mesmos efeitos que o álcool.

 

Antes da TV colorida, apenas 15% da população sonhava em cores, depois, esse número saltou para 75%.

 

O tempo ideal para cair no sono depois de deitar é de 15 minutos, se você dormir em menos de 5 minutos, provavelmente você está com privação de sono; se demorar demais, não necessariamente quer dizer que você tem alguma doença.

 

Insônia não é quando você fica sem dormir de noite, mas sim os sintomas causados pela privação do sono, como cansaço, dores de cabeça e irritabilidade.

 

Você demora até cinco minutos para esquecer metade de seu sonho depois que acorda e dez para esquecer 90% dele.

 

O recordista que ficou mais tempo acordado espontaneamente e sem uso de medicamentos é Randy Gardner. Em 1964, ele tinha 16 anos e ficou 11 dias e 24 minutos sem dormir. Depois de 14 horas de sono ele já estava recuperado.

 

Michael Jackson ficou 60 dias sem o sono REM, parte do sono em que “realmente descansamos”, fato que o levou à morte inevitável. A insônia que tinha estava sendo tratada com um medicamento que o colocava em um sono semelhante a um coma, privando-o do sono REM. Uma overdose da droga foi responsável pela morte; segundo peritos, se a droga não tivesse matado o cantor, a privação do sono REM o teria feito.

 

Siga nas redes:

Facebook: Nandy Martins

Instagram: @nandy_martins

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso