Coisas que podem ser explicadas pelas propriedades gasosas

por Nandy 14 fev 2016 - 00h 37
232 visualizações

Os gases estão presentes por toda parte, inclusive no ar que respiramos. Suas propriedades interferem em várias coisas no dia a dia que muitas vezes passam despercebidas, veja alguns exemplos.

A posição do ar condicionado

posição do ar condicionado

O ar atmosférico é composto por moléculas de Oxigênio (O2), Gás Carbônico (CO2), Gases Nobres e Nitrogênio (N). Quando a temperatura está quente, essas moléculas de gases ficam mais afastadas umas das outras e o contrário acontece em temperaturas mais frias. Por estarem mais próximas umas das outras no frio seu volume diminui, o que faz com que o ar frio seja mais denso (ou pesado) que o ar quente, segundo a fórmula de densidade d=m/V (densidade=massa/volume). Por esse motivo, o ar condicionado é colocado no alto, pois a tendência do ar frio é descer, se ele for colocado em um local baixo, certamente o ambiente só resfriará do local onde foi instalado para baixo.

Desinfecção de feridas

Desinfecção

Certamente você já utilizou ou viu alguém utilizar a água oxigenada para limpar ferimentos. A água oxigenada ou peróxido de hidrogênio (H2O2), libera oxigênio ao entrar em contato com a ferida matando bactérias anaeróbicas (sensíveis a oxigênio), tal como a Clostridium Tetati causadora do Tétano.

A água oxigenada também possui outras funções, tais como: branqueador de roupas, descolorante de cabelos, entre outras. Porém, para cada função é necessário observar a concentração de peróxido de hidrogênio. No caso dos ferimentos o recomendado é 5% ou menos.

Voz engraçada e fina

enchendo balão

Sabe aquela voz engraçada e fina produzida quando se inala o ar de balões? Isso acontece quando o gás utilizado é o gás Hélio, que possui uma velocidade de propagação no ar 3 vezes maior que o ar atmosférico. Quando se inala gás Hélio, ele é utilizado para gerar o som, por isso sai aquela voz de desenho animado.

Os gases são compostos de grande importância para a vida. Existem diversas outras propriedades que influenciam coisas em nosso dia a dia, basta observar bem e ver que seus efeitos são, às vezes, impressionantes.

Siga nas redes:

Facebook: Nandy Martins

Instagram: @nandy_martins

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso