Mistérios

Como surgiram as histórias de zumbis?

Não é de hoje que os zumbis fazem parte das telonas, eles já chegaram fazendo muito sucesso. Tanto que já estão nos games, desenhos, séries, filmes, desfiles, e livros. Mas de onde eles surgiram?

Aparentemente essas criaturas surgiram de uma crença religiosa, conhecida como vodu haitiano, na qual era utilizado um tipo de “feitiçaria”.

Os xamãs haitianos utilizavam-se de algum tipo de veneno “semi-mortal”, o qual deixava a vítima em um tipo de estado de submissão, porém, inerte, como um zumbi. A vítima era então enterrada, e o xamã então retornava para desenterrar o corpo e ainda comandar o corpo da vítima.

A partir de então, diversas histórias foram sendo desenvolvidas, desde mortos que ressuscitam até um vírus que atinge um indivíduo e o transforma em um zumbi.

O curioso é que o folclore haitiano possui muitas dessas histórias de terror, algumas inclusive dizendo que mortos-vivos já foram vistos à noite perambulando pelas ruas desertas.

Resultado de imagem

Entretanto, duas das maiores divergências entre esses contos é justamente a fome insaciável que diversos zumbis possuem e o fato de alguém ser transformado em um zumbi ao ser mordido por um.

É por isso que o botânico Wade Davis foi ao Haiti e identificou dois tipos de drogas utilizadas em rituais e que realmente são capazes de colocar uma pessoa em transe.

De onde ou quando surgiram as diversas diferenças dentre os filmes e sua suposta origem, ainda é algo misterioso.

Comments

comments

Leave a Response

Nandy
Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.