E se a Floresta Amazônica fosse destruída, o que aconteceria com a Terra?

por Nandy 04 mar 2016 - 02h 20
288 visualizações

Todos sabemos que a Floresta Amazônica, a maior floresta do mundo é conhecida como o pulmão do mundo e ainda que é riquíssima em biodiversidade, tanto que ainda possui muitas espécies ainda não catalogadas, porém, muitos pensam que a Amazônia é possui muita riqueza em solo, mas o que poucos sabem é que a floresta é autosustentável até o momento em que não seja destruída, uma vez que grande parte dos nutrientes utilizadas por elas vêem das folhas que caem das próprias árvores, mas eis que existe o homem e o desmatamento da Floresta Amazônica, a qual, se for destruída, pode agravar e muito a vida no planeta.

pulmão do mundo

Primeiramente, teríamos um agravamento do aquecimento global, afinal, a floresta armazena grande quantidade de carbono em suas plantas, e, se for destruída, isso liberaria boa parte deles para a atmosfera; além disso, boa parte das chuvas que acontecem não somente em nosso país e em países vizinhos, mas também em diversos países do mundo, é fruto da floresta, sem falar que um dos maiores fenômenos climáticos, o El Niño, é resultado da Floresta Amazônica.

floresta amazônica 1

Mas isso não seria tudo, também teríamos uma redução de 20% da água doce do planeta, além de extinguir boa parte das espécies de plantas e de animais, levando a um aumento de 0,7°C na temperatura global.
Quanto você acha que já foi desmatado da Amazônia? Pois saiba que já foram derrubadas árvores que poderiam preencher mais de duas vezes o estado de São Paulo, felizmente, desde 2010, o desmatamento diminui significativamente, mas ainda possui níveis muito preocupantes.

desmatamento

Siga nas redes:

Facebook: Nandy Martins

Instagram: @nandy_martins

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso