Curiosidades

Estas 7 coisas estão chegando ao fim… e uma delas é o chocolate!

Quase sempre quando estamos navegando na internet nos deparamos com pessoas falando sobre a pressão insustentável que estamos colocando nos recursos naturais. Ao ouvir isso as primeiras coisas que nos vem à cabeça é o petróleo, água doce e ao carvão. Mas o que muitas pessoas nem imaginam é que existem diversos outros produtos que estão chegando ao fim rapidamente, e que logo ficaremos em nenhum estoque.

Esses produtos talvez não tenham tanta importância como a água potável, mas mesmo assim, eles continuam sendo parte do nosso cotidiano. Um estudo realizado na revista Global Evironmental Change, afirma que a população mundial poderá chagar em 9,4 bilhões até o final desse século. O que assusta os estudiosos, é que não irá existir recursos para todo mundo, e isso provavelmente afetará as gerações futuras.

Chocolate

Sim, o seu amado chocolate pode estar com os dias contados. A maior parte do fornecimento de cacau do mundo vem do Oeste da África, onde muitos países ainda enfrentam problemas como o trabalho infantil, muitas vezes escravo. Mesmo com esse trabalho escravo, plantar cacau não é financeiramente lucrativo para o fazendeiro africano médio.

Além disse, não é possível transferir a produção da matéria prima para outros lugares no mundo. O cacau só cresce em latitudes a menos de 10 graus da linha do equador, uma área em que estão alguns dos países mais instáveis do planeta.

Hélio

Se você nunca inalou gás hélio, pelo menos você deve conhecer o efeito dele em nossa voz. Podemos não perceber, mais o hélio é um produto altamente necessário no mundo moderno. Praticamente tudo de imãs de máquinas de ressonância magnética, fibras ótica e talas de LCD precisam do Hélio para funcionar. Sem esse elemento, muitas das coisa que conhecemos hoje irão desaparecer.

Bacon

Apreciado por muitos, o bacon pode nos deixar em breve. De acordo com a National Pig Association, uma escassez global de bacon e alguns outros produtos suínos é inevitável. A associação diz que essa escassez se deve ao aumento do custo da ração, que está atribuída as fracas safras de soja e milho que tiveram nos últimos anos.

O Departamento de Agricultura dos EUA publicou um relatório em agosto de 2012 que previa precisamente que os criadores de porcos iriam reduzir sua produção para minimizar perdas. Talvez isso não significar o fim do bacon definitivamente, mas certamente irá refletir nos preços que ele vai ser comercializado.

4 – Queijo de cabra

Em 2010, o Reino Unido passou por um assustador surto de febre Q (transmitida aos seres humanos por animais, geralmente ovelhas, cabras e gado). Isso fez com que cerca de 50 mil cabras e ovelhas prenhas forrem removidas da procriação. Alguns criadores decidiram parar por completo a reprodução dos animais. Isso em si já é um brande problema, mas certamente não ajuda no fato da demanda continuar aumentando, mesmo com a oferta diminuindo.

Tequila

Desde 2007, a produção da agave-azul (planta a qual é feita a tequila) já não ia muito bem. Cerca de 20 por cento de toda a safra foi perdida por doenças, um sinal de que, os fazendeiros assim como os produtores de cacau estão desaparecendo pelo alto custo de produção. Fazer o cultivo de milho é muito mais lucrativo do que a agave-azul. O que faz muitos fazendeiros mudarem o que eles cultivam.

Sardinha

Amados por muitos, odiados por outros, a sardinha pode estar encontrando o seu fim. Há algum tempo, pescadores estão voltando de suas viagens com as mãos abanando. Ao todo foram 32 milhões de sardinhas em potencial que deixaram de ser pescados, isso pode ser um indicativo de um futuro bem perturbador para os amantes de peixes: o fim dessa iguaria enlatada.

As populações de sardinhas tende a ter altos e baixos, isso varia com a temperatura da água. Esses peixes estão se reproduzindo menos desde o resfriamento das águas do pacífico, que ocorreu na década de 1990.

Areia

Acabando

Mesmo que isso pareça estranho, a escassez da areia é muito real. Ela é muito importante para nossos vida, está presente em praticamente tudo ao nossos redor: concreto, vidro e asfalto. A areia e o cascalho, representam cerca de 85 por cento de toda a mineração que é feita no planeta, e está excedendo a sua taxa de renovação a um ritmo preocupante.

Comments

comments

Leave a Response

Nandy
Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.