Curiosidades

Este truque de 5 segundos vai te ajudar a perder peso todos os dias

Se você é uma daquelas pessoas que está apostando em dietas, exercícios e estratégias variadas para perder peso, aqui vai uma dica bem simples que funciona: suba numa balança todos os dias e acompanhe os resultados.

Pode parecer que a balança é sua inimiga ao longo do processo, mas um estudo de dois anos de duração realizado pela Cornell University, de Nova York (Estados Unidos), e publicado no Journal of Obesity descobriu que se pesar com frequência e acompanhar os resultados são formas eficazes de perder e manter peso, especialmente para homens.

Participantes que perderam peso no primeiro ano do programa foram capazes de manter a perda durante o segundo ano. Isso é importante porque os estudos mostram que cerca de 40% do peso perdido com qualquer tipo de dieta costuma ser recuperado em um ano e quase 100% do peso costuma ser recuperado num prazo de cinco anos.

“Você só precisa de uma simples balança de banheiro e uma planilha ou um pedaço de papel”, explica David Levitsky, professor de nutrição e psicologia em Cornell e co-autor do estudo, ao lado de Carly Pacanowski. Segundo a dupla, o método força a pessoa a estar ciente da conexão entre os hábitos e o próprio peso.

Na pesquisa, 162 voluntários foram separados aleatoriamente em um grupo de intervenção e um grupo controle. As pessoas no grupo de intervenção receberam a missão de perda de 1% do peso, que poderia ser perdido da forma que quisessem.

Como não foi apresentada uma forma padrão, cada um encontrou seu próprio jeito de perder peso, fosse reduzindo porções, cortando lanches ou pulando refeições. Em média, para perder 1% do peso corporal, a maioria das pessoas precisa reduzir o consumo de apenas 150 calorias por dia ao longo de duas semanas.

Assim que os participantes conseguiam manter o peso por dez dias, o programa dava o objetivo de perder mais 1%. O objetivo final era perder um total de 10% do peso corporal inicial.

Apesar dos resultados, ainda houve uma diferença significante entre homens e mulheres. “Parece que o programa funciona melhor para homens do que para mulheres, por razões que ainda não conseguimos determinar”, comentou Levitsky. Segundo os pesquisadores, as mulheres ainda perderam peso, mas menos do que os homens.

No geral, a dupla acredita que utilizar a balança e o registro do peso age como reforço para alguns comportamentos, como comer menos, e promove outros, como sair para caminhadas e atividades físicas na intenção de manter o peso reduzido.

Novos resultados na área ainda devem ser apresentados ao fim de um estudo de redução de peso de quatro anos, com início em 2016. Os pesquisadores também estão utilizando o método com pré-adolescentes obesos e acima do peso num outro estudo. Além disso, Levitsky e sua equipe também querem analisar se o método pode reduzir ganhos de peso com a idade, já que a maioria das pessoas vê os números crescendo na balança depois dos 40 anos.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Comments

comments

Leave a Response

Nandy
Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.