Curiosidades

Existem 5 tipos diferentes de TPM, qual é a sua?

A famosa TPM, abreviação para “tensão pré-menstrual” é um período de grande alteração hormonal nas mulheres que precede a menstruação. Essa variação dos hormônios no organismo feminino é o responsável pelos sintomas psíquicos que podem afetá-las com diversos sintomas diferentes. Há também os sintomas físicos causados pelo esforço do corpo para a eliminação do endométrio uterino, quando não ocorre a gravidez. Em algumas mulheres, a TPM dá adeus logo no primeiro dia da menstruação, enquanto algumas ainda vão sofrer dos sintomas emocionais e físicos até que o fluxo termine.

Os sintomas mais conhecidos são a irritabilidade, a fome em excesso, a vontade de chorar, a ansiedade, o aparecimento de acnes, a retenção de líquidos, dores nas mamas, dores de cabeça, cólicas… E a lista segue.

Na verdade, segundo o ginecologista especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, Renato de Oliveira, existem mais de 200 sintomas que podem afetar a vida das mulheres, e que muitas vezes não são relacionados à menstruação por falta de conhecimento.

Como cada mulher é diferente, também os sintomas da tensão pré-menstrual será diferentes para cada organismo feminino. A fim de identificar os tipos mais comuns, e ajudar às mulheres a compreenderem como elas podem ter suas vidas afetadas, a TPM foi classificada em tipos, sendo cada um deles relacionados aos grupos de sintomas característicos.

Veja em qual grupo você melhor se encaixa. Lembrando que algumas mulheres podem se identificar com mais de um grupo:

TPM tipo A

As mulheres que sofrem da TPM tipo A tem como principal sintoma a ansiedade. Nesses casos, a melhor recomendação é sair da rotina. Praticar exercícios físicos também pode ser uma saída saudável e relaxante, uma vez que o exercício libera endorfina, aliviando a tensão, provocando sensações de bem estar e reduzindo o inchaço do corpo.

TPM tipo C

Mulheres afetadas pela TPM tipo C sentem um aumento considerável na compulsão por doces, alimentos calóricos e gordurosos. No primeiro momento, ceder aos desejos parece ser o caminho mais reconfortante para aliviar os sintomas. No entanto, é importante controlar o impulso e investir em uma alimentação balanceada. Principalmente nesse período, uma vez que os efeitos ao invés de diminuírem, podem ter efeito reverso e até serem agravados por alguns alimentos gordurosos.

TPM tipo D

Esse tipo de TPM afeta as mulheres deixando elas depressivas durante esse período. Elas choram com facilidade, não querem sair, se isolam e só querem dormir, que são sintomas clássicos da depressão de fato. Para algumas mulheres, os sintomas desaparecem tão longo acaba o período e/ou a menstruação. Mas em alguns casos mais severos, o médico Renato de Oliveira avalia que até prescrição médica pode ser necessária.

TPM tipo H

As mulheres que são afetadas pela TPM tipo H notam que antes da menstruação seus corpos tendem a ficar inchados, reter mais líquidos, provocando até o aumento de peso na mulher. Nesse caso, é ainda mais importante balancear as refeições, evitando o máximo de sal e alimentos que contenham sódio, o que agrava o quadro desse sintoma. Outra saída é a realização de atividades físicas e a hidratação constante de água, que ajudará o corpo a eliminar as toxinas e o inchaço indesejado.

TPM tipo O

Mulheres que sofrem de todos outros sintomas pré-menstruais e manifestações atípicas, como cólicas e enjoos classificam-se na TPM tipo O. Segundo o médico Renato de Oliveira, nos casos mais severos como o tipo D e O, os anticoncepcionais podem ser utilizados no tratamento para aliviar os sintomas mais graves.

Na verdade, de acordo Renato, “como os sintomas surgem devido a variações hormonais, os anticoncepcionais podem ser usados em todos os casos, desde que sejam indicados por um médico”, ele explica, como consta no portal da Criogênesis.

Convém ficar atenta aos sinais. Se sua vida pessoal e/ou profissional estiver sendo afetada demasiadamente pelos sintomas, sejam ele físicos e/ou emocionais, o melhor remédio é a consulta com um especialista, que receitará o melhor tratamento de acordo com cada mulher.

Comments

comments

Leave a Response

Nandy
Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.