Material que se conserta sozinho é inventado em laboratório

por Nandy 05 fev 2016 - 20h 11
158 visualizações

Na Universidade de Rice, pesquisadores conseguiram desenvolver um material que não somente retorna à forma original depois de deformado, mas que também se reconstrói sozinho depois de ser cortado parcialmente ou então se possuir alguma rachadura.

O material ganhou o nome de SAC, que em português significa composto auto-adaptativo, e é composto por bolinhos minúsculas que formam uma matriz rígida.

Para criar o SAC, Pulickel Ajayan e Jun Lou juntaram dois polímeros diferentes e um solvente que é bastante volátil, ou seja, evapora facilmente, depois coletam o vapor e o que se tem é um objeto do tamanho de um grão de açúcar um pouco mais duro do que gel, e que nao parece ter nada dentro dele, a não ser que você o aperte.

Outros produtos que ze autoconsertam já foram criados, entretanto, eles possuem uma enorme diferença com relação ao SAC: eles possuem esferas rígidas igual ao SAC, entretanto, quando o material é deformado, essas esferas se rompem e o gel é liberado para que seja consertado, enquanto que no SAC, as bolinhas não se quebram, elas são flexíveis e podem deslizar uma sobre as outras, o que permite que o objeto mude de forma. Outro fato é que pode-se alterar a rigidez do material apenas mudando a concentração de seus componentes.

Os descobridores do SAC esperam que ele seja utilizado para constituir elementos estruturais que necessitem de uma autorregeneração, como por exemplo material biocompatíveis para engenharia de tecidos.

Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

Siga nas redes:

Facebook: Nandy Martins

Instagram: @nandy_martins

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso