Curiosidades

O que aconteceria se você ficasse sem escovar os dentes por 15 dias?

Escovar os dentes é um hábito que temos desde bem pequenos. É mais uma das incríveis coisas que nossos pais nos ensinam ao logo da vida. É bem provável que enquanto criança, sua mãe vivia cobrando que você fizesse isso… Inclusive, pode ser que ainda aconteça, não é mesmo? Manter a higiene bucal é realmente uma das melhores coisas que podemos fazer para manter nossa saúde em dia.

Ninguém merece sofrer com cáries e dores de dente, não é mesmo? Bom, a verdade é que muita gente ainda assim não consegue encontrar um tempinho para cuidar disso. Também é importante lembrar do fio dental… Não adianta muita coisa escovar os dentes e esquecer desse detalhe. Nem sempre a escova dental consegue eliminar todos os resíduos de alimento, e é bem aí que as cáries podem se proliferar. Mas já parou pra imaginar no que aconteceria caso você ficasse muitos dias sem escovar?

15 dias sem escovar os dentes

Há algum tempo atrás, cientistas da Birmingham School of Dentistry, no Reino Unido, decidiram fazer o teste e colocar à prova. Um voluntário foi submetido a incríveis 15 dias sem escovar os dentes. Não poderia nem mesmo usar o fio dental. O resultado surpreendeu a todos os envolvidos. O experimento foi além do que eles eram capazes de imaginar.

A ausência da higiene bucal fez com que até mesmo o sistema imunológico da pessoa sofresse alterações. Ele ficou inúmeras vezes mais vulnerável. Suas células de defesa passaram a ser bem menos eficientes nos casos de infecções. Quanto aos danos bucais, também foram severos. Doenças na gengiva acabaram surgindo. É muito comum que isso aconteça com quem não mantem o hábito de escovar os dentes com frequência.

É algo que acontece até mesmo com aqueles que escovam apenas uma vez por dia. A gengiva fica bastante sensível e provoca sangramentos a qualquer esforço. Pode acontecer enquanto a pessoa come, ou enquanto passa o fio dental, e sem dúvida, também pode sangrar nas próximas escovações.

Se você é dessas pessoas que costumam dar prioridade para tudo, mas se esquecem de cuidar da higiene, é melhor pensar duas vezes. Para você ter uma pequena ideia, além de doenças na  gengiva ou a perda de dentes, uma má escovação pode causar doenças ainda piores e que nem podemos imaginar.

Problemas que vão além da saúde bucal

Já pensou na possibilidade de desenvolver uma doença cardíaca apenas pelo fato de não escovar os dentes como deveria? Pode parecer que uma coisa não tem nada a ver com a outra, no entanto, estão muito mais relacionadas do que você pensa.

As bactérias presentes em sua boca, caso tenham um grande acúmulo, podem formar um terreno bastante fértil para certos agentes patogênicos que estão ligados ao acúmulo de placa nas artérias. A partir daí surge a placa arterial, que pode provocar maiores riscos de um derrame ou ataque cardíaco.

Embora essas doenças compartilhem de outra série de fatores que podem provocá-las, é importante manter a saúde bucal em dia, afinal, será um fator de risco a menos em sua vida. A higiene bucal certamente é sinônimo da qualidade de vida!

Comments

comments

Leave a Response

Nandy

Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.