O que é e porque existe o ano bissexto

por Nandy 04 mar 2016 - 18h 37
147 visualizações

Muitos de vocês devem saber que o ano bissexto possui um dia a mais, incluído no mês de fevereiro, com o intuito de obter uma sincronização com o ciclo da Terra em harmonia com sua periodicidade em volta do sol.

movimento-translacao-terra

Mas porque chamar de ano bissexto? Pois bem, a origem do nome está relacionada ao fato de que no calendário gregoriano temos o seguinte: suponhamos que este ano não seja bissexto e que os dois seguintes também não, portanto, um dia 05 de abril que caia em um sábado, nos anos seguintes cairá em um domingo e em uma segunda, respectivamente, entretanto, quando chegar o ano bissexto, todos os dias após o dia 1 de março serão irão avançar dois dias ao invés de um, o que faria com que o dia 05 de abril caísse em uma quarta, ao invés de terça.

Isso tudo acontece pois um dia nunca possui um número de segundos exatos, astronomicamente falando, ao invés disso, ele possui pequenas frações de tempo que vão se acumulando e que, para que o calendário não fique adiantado, adiciona-se o dia 29 de fevereiro para corrigir esse entrave, como é explicado neste vídeo do canal Ciência e Astronomia:

Siga nas redes:

Facebook: Nandy Martins

Instagram: @nandy_martins

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso