O que é e por que existe o horário de verão?

por Nandy 21 fev 2016 - 01h 04
783 visualizações

Desde pequeno você já via seus pais adiantando o relógio no começo do verão e depois atrasando-o no final dele, mas você nem fazia ideia do porquê  eles faziam isso, não é mesmo? Pois bem, no post de hoje sanaremos todas as suas dúvidas sobre o que é e porque existe o tal horário de verão.

Para começar, vamos ver a posição da Terra:

Terra

Como podemos ver, no começo e no final do ano, o hemisfério sul fica mais iluminado, devido à inclinação do planeta, e, por causa disso, temos uma das razões do horário de verão: economizar, afinal, ao adiantar o horário, o dia torna-se mais aproveitável quando pensamos no horário comercial, o que torna as pessoas mais ativas, e ainda utiliza-se menos energia pois a parte do dia que fica iluminada é maior.


Horário de verão

Mas quais regiões utilizam o horário de verão? Geralmente, não somente no Brasil, mas, em diversos países do mundo, o horário de verão é adotado para regiões que estejam longe da linha do Equador, pois quanto mais próximo dela, menor é  a diferença entre dia e noite, por exemplo, nela, o dia tem duração de cerca de 12 horas, assim como a noite, entretanto, quanto mais longe, por exemplo, nos polos, chegamos ao extremo de 6 meses seguidos de noite e 6 meses seguidos de dia.

Siga nas redes:

Facebook: Nandy Martins

Instagram: @nandy_martins

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso