CuriosidadesGames

Os 10 gamers mais ricos do mundo

Para quem não sabe os e-sports significam campeonatos de videogames, no qual jogadores de categorias regionais e internacionais, tanto amadores como também profissionais, disputam jogando videogames. Este é um segmento novo, mas que vem crescendo de maneira exponencial na última década, envolvendo valores bilionários. Há diversos tipos de atividades envolvidas nesses campeonatos, desde os organizadores aos patrocinadores, os divulgadores e os mais importantes: os jogadores. Esses se tornam celebridades e ficam tanto ricos como também conhecidos pelos fãs espalhados por todos os continentes. Pode ser difícil de acreditar, mas hoje há jovens milionários que ganharam suas fortunas jogando videogame, o que antes era um hobby estereotipado, hoje se tornou uma profissão de alto padrão, tal como aconteceu com quem hoje é youtuber. Antes de mais nada é preciso entender como este segmento funciona. Existem empresas que possuem time de jogadores para disputar os campeonatos, dessa maneira, eles são contratados dessas equipes recebendo todo o apoio necessário para viver de videogame, como casa e treinamento intensivo. Dependendo do tipo de campeonato, os contratos podem variar bastante, como também os salários. Por ser uma indústria nova, há ainda muito mistério envolvendo como essas relações se dão, mas para jogar o League of Legends, por exemplo, é preciso ganhar no mínimo 12 mil dólares por temporada, a qual tem 28 partidas segundo a organização internacional desse e-sport.

Hoje, um dos maiores times de e-sports, o qual foi fundado em 1998 em uma comunidade de jogos online, ganhou quase 20 milhões de dólares em mais de 1000 campeonatos. O Team Liquid, como é chamado, tem o mais rico jogador: Kuro Takhasomi. Kuro é apontado pelo site Betway como um dos favoritos para ganhar as próximas competições da temporada de 2019. Depois vem o time Evil Geniuses, o qual tem Peter Dagar. Além de poder jogar em times, os jogadores também podem fazer carreira solo. Um dos países que mais investe em times é a China, tendo em destaque dois: LGD Gaming e Wings Gaming. Abaixo mostramos alguns desses nomes e outros de jogadores de e-sports que fizeram fortunas ganhando campeonatos.

1.Peter Dager
Um dos maiores jogadores de videogames profissional é o Peter Dager dos Estados Unidos, o qual joga Dota 2. Ele ganhou mais de 2,5 milhões de dólares apenas vencendo campeonatos desse jogos. Peter começou a sua carreira em 2012.

2. Sasha Hostyn
Sasha é uma jogadora de videogame canadense que tem uma história de sucesso dentro do StarCraft II. Ela começou a sua carreira em 2011 e desde então está quase acumulando o seu meio milhão de dólares em premiações de campeonatos.

3. Amer Al-Barkawi
Com apenas 21 anos, Amer tem ascendência jordana e também polonesa. Antes de entrar em um grande time, Amer fez carreira sozinho. O jogador atualmente joga pelo Team Liquid e anda acumulando prêmios a cada campeonato.

4. Lee Sang Hyeok
O coreano Lee é o jogador que mais acumulou prêmios no maior e-sport do mundo: League of Legends. Ele já ganhou mais de 1 milhão de dólares jogando, e também tem um dos salários mais altos para jogar LOL. Seu sucesso se dá devido a sua estratégia agressiva para vencer.

5. Kuro Takhasomi
O alemão está no top da lista dos jogadores de e-sports que mais ganharam dinheiro em premiações de campeonatos acumulando quase 4 milhões de dólares aos 25 anos jogando Dota 2. Kuro tem bastante experiência e venceu o campeonato mais difícil: The international.

6. Gabriel Toledo
Gabriel é o jogador de e-sport mais rico do Brasil, além de acomular quase 1 milhão de dólares em prêmios jogando Counter-Strike, ele também tem uma escola de games, a qual tem mais de 1,500 alunos que querem aprender a jogar Counter-Strike também. Gabriel é o único brasileiro entre os mais bem pagos do mundo dos e-sports.

7. Saahil Arora
O jogador americano está entre os top 10 na maioria das competições, tendo mais de 60 campeonatos no currículo e uma fortuna de quase 3 milhões de dólares, jogando Dota 2. Ele tem quase 30 anos de idade.

8. Ivan Ivanov
Ivan é da Bulgária e tem apenas 22 anos de idade, sendo que iniciou sua carreira em 2014 competindo primeiro em pequenos torneios, sendo selecionado em 2015 para entrar no Team Liquid, desde então ele ganhou quase 3 milhões de dólares.

9. Lasse Urpalainen
Lasse é finlandês e também tem 22 anos como Ivan. Os dois dividem uma história bastante parecida, já que Lasse também começou a competir em 2014 e em 2015 foi contratado pelo Team Liquid, sendo apontado como um importante integrante do time acumulando em torno de 3 milhões assim como Ivan.

10. Sumail Hassan
O mais novo jogador da lista com apenas 18 anos é considerado um grande sucesso financeiro, acumulando em torno de 3 milhões de dólares assim como os seus companheiros, mas em um curto espaço de tempo, tendo sua primeira vitória aos 16 anos. O seu nome faz parte do Guinness World Records sendo considerado o mais jovem jogador de e-sports a acumular mais de 1 milhão de dólares em premiações.

E da onde surge tanto dinheiro…

Esses jogadores são considerados também uma peça importante para o desenvolvimento do esporte. Além de jogarem nos campeonatos, esses jogadores devem também criar comunidades de seguidores dentro das plataformas de streaming de games, como a Twitch da Amazon e a Alphabet do Youtube (as quais apresentam propagandas, gerando renda para as empresas dos times). A franquia dos jogos LOL, por exemplo, é avaliada em mais de 50 milhões de dólares, já que esses campeonatos e jogadores ajudam a promover a venda das cópias dos jogos, a empresa desenvolvedora e comerciante, patrocina os eventos, oferecendo prêmios em dinheiro. Todos esses campeonatos acontecem ao vivo, trazendo os fãs para as arenas, o que também gera uma enorme renda com bilheteria, merchandise e venda de direito de mídias. Em 2016, a empresa Statista divulgou que o número de torcedores era mais de 300 milhões, apontando também que até 2020, esse número poderá dobrar, o que só vai permitir o crescimento ainda mais deste modelo de negócio esportivo.

Comments

comments

Leave a Response