Curiosidades

Os 10 lugares mais letais e tóxicos do mundo

O homem vem degradando o planeta Terra de um modo que estão surgindo lugares que realmente não dão para viver, estão se transformando em ambientes onde os seres humanos logo mais não conseguiram habitar, tudo por causa da poluição e outros maneiras de degradar o meio ambiente. No Brasil mesmo tem vários exemplos de rios que são muito poluídos e tóxicos, alguns até letais, e com certeza na cidade que você mora deve ter um desses.

Para provar para vocês que o homem está acabando com o mundo, selecionamos os 10 lugares mais poluídos da Terra, onde o ser humano está lutando para sobreviver, confira:

Rio Citarum, Indonésia

citarum-1

O Citarum é um rio muito grande e infelizmente tem sido chamado de o rio mais poluído do mundo. A poluição do rio é muito grande devido as 5 milhões de pessoas que moram em sua bacia, mas cerca de 30 milhões de pessoas dependem desse rio de alguma forma, seja lá para beber água, tomar banho ou na agricultura.

Chernobyl, Ucrânia

5102123_12

A cidade de Chernobyl é localizada ao norte da Ucrânia e é uma das mais tóxicas desta lista. No ano de 1986 aconteceu o grande desastre de Chernobyl, que foi o maior acidente nuclear da história. Lá era o lar de 14.000 pessoas e hoje está completamente inabitável devido a alta contaminação de radioatividade.

Linfen, China

china-polluted-chinese-city-smog

Linfen é a cidade com o ar mais poluído do mundo. Se você se sentar no centro da cidade você mal poderá enxergar o horizonte, a poluição atmosférica, fuligem de poluentes industriais e os automóveis denigre o ar e deixa uma paisagem feia. Dizem que se você pendurar uma roupa branca no centro da cidade, ela vai ficar preta antes mesmo de secar.

Dzershinsk, Rússia

515506323_584488741_1824599675

Em 2007, após testes de seu abastecimento de água, o Guinness Book of World Records nomeou a cidade de Dzershinsk como a cidade mais poluída do mundo. Durante o auge da fabricação de armas químicas da Rússia, entre 1930 e 1998, cerca de 300.000 toneladas de resíduos químicos foram indevidamente armazenados em aterros. Desde então, 190 substâncias químicas diferentes estão sendo derrubadas nas águas subterrâneas da cidade.

Matanza-Riachuelo, Argentina

via-www-dot-desdemonadespair-dot-net

O rio Matanza-Riachuelo fica localizado na Argentina e é considerado a hidrovia mais importante de Buenos Aires. No entando, cerca de 15.000 indústrias estão jogando ativamente seus resíduos no rio e o tornando quase impróprio para a habitação humana. Apesar disso, cerca de 60% das 20 mil pessoas que moram as margens do rio não tem condições adequadas para viver, como sistema de esgoto ou acesso a água potável.

Norilsk, Rússia

norilsk

A cidade de Norilsk contém vários metais pesados, pois foi o maior complexo de fundição do mundo entre 1935 até a virada do século 21. As consequências foram várias, 130.000 moradores da cidade são expostos ao ar contaminado com cerca de 500 toneladas de óxidos de níquel e cobre. Fora isso, 2 milhões de toneladas de dióxido de enxofre é liberado anualmente, causando expectativa de vida para os trabalhadores da área menos de 10 anos de vida.

Kabwe, Zâmbia

Kabwe-waste-dump

As crianças de Kabwe, Zâmbia, estão crescendo com uma média de 50 e 100 ug / dL de chumbo em sua corrente sanguínea. O nível de exposição recomendado é apenas 5 ug / dL, de acordo com o Centers for Disease Control. O problema é que as crianças e adolescentes continuam a trabalhar e brincar em pilhas de rejeito restantes da mina de chumbo, que hoje está fechada.

La Oroya, Peru

la-oroya

La Oroya é uma cidade mineira coberta de fuligem, nos Andes peruanos. Cerca de 99% das crianças que vivem lá tem níveis sanguíneos que excedem os limites aceitáveis para o envenenamento por chumbo, assim como em Kabwe, a poluição é diretamente relacionada a uma fundição de propriedades norte-americanas que foi poluindo a cidade desde 1922.

Haiti

10698217_8

O Haiti já teve 60% de seu território coberto por florestas. Hoje em dia, apenas 2% dessas florestas ainda sobrevivem. Na imagem você pode ver a divisão entre Haiti (a esquerda) com a República Dominicana (a direita). Na foto dá para perceber que eles tiraram suas árvores até as fronteiras, depois do recente terremoto devastador, a situação ambiental da ilha veio a piorar.

Vapi, Índia

industryweapons155_13

Localizada no extremo sul da Índia e com 400 quilômetros de extensão de parques industriais, a cidade de Vapi é um lugar onde são produzidos milhares de produtos químicos de todos os tipos. Níveis de mercúrio na água subterrânea são 96 vezes maiores do que os níveis de segurança, além dos metais pesados que estão presentes no ar e produtos locais.

Comments

comments

Leave a Response

Nandy

Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.