Os fatos mais impressionantes da Guerra Fria

por Nandy 17 mar 2016 - 02h 16
1.017 visualizações

Muitos de nós podemos não ter vivido a Guerra Fria, outros podem ter visto apenas seu fim e outra minoria pode tê-la vivido quase que – se não – inteiramente. Só para recordar, a Guerra Fria foi basicamente um confronto entre o capitalismo liderado pelos EUA e o socialismo declarado da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) que, em linhas gerais, começou pouco após o término da Segunda Guerra Mundial e foi somente acabar em 1989, tendo como símbolo a queda do Muro de Berlim, entretanto, foram tantas pressões, intrigas e a iminência de uma guerra nuclear, que muitos fatos no mínimo curiosos surgiram.

O terceiro mundo

terceiro mundo

Essa expressão surgiu para designar os países que não estavam alinhados nem com os EUA e nem com a URSS; aqueles aliados aos EUA eram chamados de primeiro mundo, enquanto que os aliados à URSS, segundo mundo.

A bomba Tsar

bomba Tsar

Ela foi a maior ogiva nuclear já detonada quando foi explodida no Ártico, sua nuvem era tão grande que ultrapassou o Monte Everest sete vezes.

Quase guerra nuclear

Stanislav PEtrov

Que a Guerra fria teve diversos momentos que quase eclodiram em uma guerra nuclear, nós já sabemos, mas um deles chama a atenção: em 1983, um computador soviético detectou um ataque nuclear por parte dos EUA, entretanto, o Coronel Stanislav Petrov ignorou os dados emitidos pelo computador, ainda bem, pois isso evitou um holocausto nuclear, já que o computador havia sofrido uma falha no sistema e salvou milhares de vidas.

Cidades privadas

cidade privada

Na URSS, existiam diversas cidades proibidas para estrangeiros e até para cidadãos soviéticos, eram cidades exclusivas para uso militar. O curioso é que algumas delas ainda estão do mesmo jeito.

Tentativa de assassinato

Fidel

De acordo com Fabian Escalante, o segurança mais próximo de Fidel Castro, a CIA tentou matar o ditador de Cuba 638 vezes, para isso, utilizou até mesmo ajuda da máfia. Fidel até mesmo disse que se escapar dos assassinatos fosse um esporte olímpico ele teria ganho diversas medalhas de ouro.

Sirene de ataque aéreo

sirene

Como você deve ter imaginado, essas sirenes serviam para alertar sobre um ataque aéreo, até aí tudo bem, mas a maior delas tinha pouco mais de 3,5 metros e era tão poderosa que, segundo rumores, poderia transformar névoa em chuva.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso