Por que alguns alimentos atraem formigas?

por Nandy 26 abr 2016 - 00h 15
207 visualizações

Com certeza você já precisou matar algumas formigas em sua casa. Isso depois de encontra-las em algum alimento em sua cozinha. Não se assuste! O problema nem é com o alimento em si e, na verdade, com esses insetos. Eles procuram alimentos o tempo todo.

formigas

Como elas fazem isso? Então, um grupo de formigas saem do ninho e começam a procurar moléculas de alimentos no ambiente. Elas recebem uma ajudinha de receptores olfativos que ficam localizadas em suas antenas. Assim que esse grupo encontra resquícios de alimentos, voltam correndo ao ninho para aumentar o número de formigas e conseguirem carregar o alimento.

formigas

O açúcar pode até ser o alimento predileto delas, mas o motivo é porque o açúcar é fácil de transportar e ainda fornece grande energia. O fato é que nem todas saem em busca de “comida”, algumas formigas carregam folhas para o ninho a fim de alimentarem fungos e depois os comerem. Maligno? Talvez.

Formigas

Muitos ficam admirados com a rapidez de se juntar um grupo de formigas em determinado alimento, agora você já sabe que os receptores olfativos, denominados sensilas, permitem que elas encontrem rapidamente os alimentos.

Siga nas redes:

Facebook: Nandy Martins

Instagram: @nandy_martins

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso