Por que devemos cobrir nossas webcams?

por Nandy 30 jun 2016 - 20h 46
1.956 visualizações

Você já deve ter visto por aí uma foto do criador do Facebook, Mark Zuckerberg, na qual é possível ver que sua webcam está tampada com uma pequena fita. Mas por que será que ele fez isso? Pois bem, antes de mais nada, saiba que ele já fez um pouco de hacking e que tem bastante conhecimento sobre o assunto.

webcam2

Mas porquê? Para começo de conversa, você sabia que diversos serviços policiais – inclusive o FBI – invadem diversas webcams para fins de segurança? Sim, isso meio que viola sua privacidade, mas o fato é que você nem percebe que fizeram isso com você, tanto que não há nada que impeça alguém de fazer a invasão.

Existem dois tipos de webcams: as acopladas ao computador (geralmente, um aparelho portátil) e as desacopladas, que se conectam à internet e que possuem seu próprio IP, permitindo assim o acesso remoto de literalmente qualquer lugar do mundo, elas possuem uma senha padrão, mas ela é facilmente decifrável e como ninguém pensou em mexer nisso…

Tanto que, em 2014, a Naked Security fez um relatório, declarando que cerca de 73000 webcams foram acessadas naquele ano apenas inserindo a senha padrão, e isso só nos EUA.

Já aquelas que estão acopladas ou se conectam através de um cabo USB não são tão fáceis de serem invadidas, isso porque, primeiro, você precisa ter um malware em seu computador para dar acesso ao hacker, o pior é que é possível até mesmo desativar a luz da câmera e você nem irá perceber se ela está ligada ou não.

É por isso que, não importa o quanto o hacker seja bom, é impossível ele remover uma fita da frente da câmera de sua webcam pela rede, por isso, que tal colocar uma pequena fita nela agora? Afinal, pode ser que alguém esteja te observando…

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso