Por que presidiários usam uniforme laranja?

por Nandy 18 jun 2016 - 00h 18
1.906 visualizações

Não importa qual o crime cometido, sempre vemos presidiários uniformizados com roupas de cor laranja, não é mesmo? Com exceção dos desenhos antigos, que os presos usavam uniformes listrados (preto e branco), mas até em séries, filmes e novelas a tonalidade escolhida para encenar esse público é mesmo a laranja, mas por quê?

Se você imaginou que a escolha dessa cor se deve ao fato de dificultar a camuflagem dos detentos, acertou! É bem por aí. A ideia é dificultar todas as possibilidades de fuga e com essa cor fica mesmo mais complicado. O uniforme permite a identificação dos presos em qualquer ambiente, mesmo na mata e em lugares mais movimentados.

Presidiários

Curioso que essa não é a cor adotada por todos os presídios, alguns ainda usam o branco com listras pretas ou verde-oliva e bege. Legal seria que tivesse mesmo uma padronização, mas enquanto não acontece continuamos com essa variedade.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso