Qual é a origem do carnaval?

por Nandy 24 jan 2016 - 21h 54
171 visualizações

O carnaval está chegando e com ele vem cinco dias inteiros de muita festa e outras coisas, mas há tanto tempo comemorando o carnaval você sabe qual é a sua origem? Pois bem, o carnaval já era celebrado muito antigamente por gregos, romanos, hebreus e egípcios, era uma celebração pagã que tinha como objetivo agradecer aos deuses por alguma coisa.

 

Na antiga Roma, por exemplo, os romanos agradeciam ao deus Saturno pela boa colheita da agricultura que tiveram, nessa época,  tudo era fechado, os escravos eram libertos e todos festejavam, havia até mesmo o ancestral dos carros alegóricos, que era semelhante a um navio e era chamado de carrum navale, onde homens e mulheres dançavam nus. Alguns dizem que dessa expressão nasceu o nome de hoje, carnaval, mas outros ainda defendem outra teoria, dizendo que a expressão atual deriva do dizer latino “carnem levare” que significa retirar ou lavar a carne.

 

Essa segunda teoria é por causa da Igreja Católica, que incorporou essas festividades pagãs como os últimos dias de liberdade antes da quaresma, período no qual os cristãos não podem consumir carne por 40 dias antes da Páscoa, lembrando que para os países católicos a data do carnaval é obtida retrocedendo-se 46 dias da Páscoa – 40 da quaresma e 6 da Semana Santa – que é definida, no hemisfério sul, no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono.

 

Siga nas redes:

Facebook: Nandy Martins

Instagram: @nandy_martins

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso