Curiosidades

Toda pessoa esconde estes segredos… inclusive você!

Você tem segredos? Quantos deles você não poderia jamais dizer para uma pessoa? Pois bem caros leitores, de acordo com uma investigação feita por Michael Slepian, da Columbia Business School, as pessoas tem em média 13 segredos. Porém só cinco deles elas jamais comentam com alguém, nem mesmo na hora de confessar com um padre.

No estudo realizado, eles queriam analisar se manter algumas coisas em segredo poderia ser prejudicial para o bem-estar mental e físico das pessoas. Eles reuniram 13 mil confissões e classificaram em 38 categorias, entrevistando duas mil pessoas. Tais categorias envolviam uso de drogas, furtos, violação da confiança de alguém, infidelidade sexual ou emocional, hobbies secretos que os deixavam envergonhados, orientação sexual, abortos, entre outros.

Segredos mais comuns entre as pessoas

Sendo o experimento, existe uma chance de 47% de um dos segredos de qualquer pessoa estar relacionado com abusos de confiança. Há uma chance de 60% de um segredo cuja origem esteja em uma mentira ou impropriedade financeira. E há 33% de chace de um segredo envolver roubo, um relacionamento oculto ou descontentamento no trabalho.

Foi perguntado aos participantes a frequência com que eles pensavam nos segredos no mês anterior e qual a periodicidade com que eles se encontraram em situações que os forçavam a ocultar tais revelações Os resultados mostraram que os segredos estavam muito mais propensos a surgir quando as pessoas estavam sozinhas com seus pensamentos. Isso mostra que gastamos mais energia mental pensando nos nossos segredos do que tentando escondê-los.

As intimidades mais “graves” eram as que causavam inquietações diárias, relacionadas com dinheiro, orientação sexual ou problemas de saúde. Foi concluído que o fardo de carregar um segredo pode ser mais real do que parece. Isso faz com que até as atividades físicas pareçam mais difíceis do que são. Os danos causados pelos segredos tem menos a ver com o fato de que nos sentimos culpados a constantemente escondendo assuntos dos nossos familiares e amigos, e mais a ver com a nossa própria preocupação sobre eles.

Conclusão importante

Pois bem, a pesquisa concluiu também que uma das melhores maneiras de voltar a ter produtividade é compartilhando o segredo. Mas revelar um segredo para a pessoa errada pode fazer mais mal do que bem. Para quem não tem uma pessoa de confiança, Slepian indica falar o segredo em voz alta ou mesmo anotá-lo em algum lugar seguro.

Comments

comments

Leave a Response

Nandy

Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.