Curiosidades

A última chuva de meteoros do ano poderá ser vista do Brasil todo!

Vocês viram alguma chuva de meteoros esse ano? Então talvez essa seja a última chance de vocês verem uma, ao menos no ano de 2017. Esse fenômeno astronômico dessa vez poderá ser visto no Brasil todo. A Terra, em algumas épocas do ano, passa por algumas regiões que coincidem com órbitas de cometas e asteroides.

A origem dessa chuva de meteoros vem do ‘3200 Phaethon’, que é um cometa que perdeu seus elementos voláteis. Assim como os cometas, o asteroide se desintegra toda vez que se aproxima do Sol. E como a Terra está no seu caminho, os rastros dos destroços pegam fogo ao atravessar na atmosfera terrestre. Assim se formam as chuvas de meteoros que nos proporcionam esse momento fantástico. Mas quando e onde podemos ver essa última chuva de meteoros visível no Brasil em 2017? A Fatos Desconhecidos explica para vocês.

Quando vai acontecer?

Para falar a verdade, já está acontecendo. Essa movimentação começou no dia 4 de dezembro e vai até o dia 16. Mas, para a alegria dos nossos leitores, o ápice da chuva de meteoros será entre quarta (13) e quinta-feira (14). Essas são as previsões do professor de Observações Astronômicas e Tópicos de Física Moderna do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Girardi Schappo.

O maior momento de visibilidade será as duas horas da manhã de quinta-feira. Nessa hora poderão ser avistados 120 meteoros por hora, afirma Gustavo Rojas, astrônomo e professor da Ufscar, em seu programa o Céu da Semana. Esse número é bem maior do que as chuvas de meteoros anteriores, que tinham de 20 a 100 estrelas cadentes por hora.

De onde poderá ser vista?

O Nordeste e Norte do país terão uma visão mais privilegiada do que aqueles que estão no Sudeste e Sul do Brasil. Para ver esse espetáculo você não precisa de muita coisa. Arrume um lugar escuro, de preferência em algum lugar longe da cidade. É preciso torcer para que o tempo esteja aberto, caso contrário será impossível visualizar alguma coisa. A Lua também pode interferir por causa da sua luminosidade. Se você der sorte, caro leitor, poderá ver a chuva de meteoros a olho nu.

Ah, e vale lembrar que esses meteoros não oferecem perigo algum para o nosso planeta, apenas um belo espetáculo espacial.

Comments

comments

Leave a Response

Nandy

Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.