Você nunca mais vai ter dificuldade em decorar a tabuada

por Nandy 04 mar 2016 - 01h 27
645 visualizações

Hoje vamos ensinar um truque que vai te ajudar a decorar a tabuada com mais facilidade. Para a maioria esse passo já foi dado mas ainda pode lhe render frutos, seja ensinando aos irmãos, primos, sobrinhos ou filhos.

Durante a vida escolar se chega aos princípios da matemática e certo dia lhe é apresentada a tabuada, o conjunto de multiplicações de todos os números de um algarismo mais a lógica da multiplicação por 10.

Enquanto algumas pessoas tem facilidade em decorar coisas e tiram essa tarefa com facilidade, outras precisam de truques para decorar essa tabela inteira. Aqueles com facilidades em decorar podem levar esse conhecimento até a vida adulta e usar livremente essa tabela para agilizar as contas longas sem a necessidade de uma calculadora, os outros embora mesmo com afinidade na matemática podem não ser tão ágeis devido a essa restrição.

Não disse que nenhuma precisa ser decorada, mas pode-se diminuir o número das necessárias. São necessárias apenas a do 2, do 3 e do 5! As demais podem ser facilmente obtidas dessas. Principalmente desenvolvendo a capacidade de dobrar o resultado, ou seja, se especializar na tabuada do 2.

A tabuada do 1 é a mais óbvia, resulta na repetição do termo que multiplica pelo 1. A do 2 e do 3, além da do 5 já mencionei que devem ser decoradas.

Na tabuada do 4, começa o truque dos dobros, em uma conta que exija, por exemplo, a multiplicação de 4*5, pode-se usar 2*5=10 e depois dobrar o resultado, ou seja 2*10=20. Isso se deve ao fato que 4 já é o dobro do 2. Assim o dobro do resultado da mesma multiplicação na tabuada do 2, resulta na resposta da tabuada do 4.

Tabuada 4

                Passando pra tabuada do 6, ela consiste em ser o dobro da tabuada do 3, visto que, 2*3=6. Usando isso você pode replicar o mesmo efeito que foi usado na tabuada do 4.

Tabuada 2ª

Para a tabuada do 7, preste atenção que 7*7=49, e para todo o restante da tabuada, inverta a equação e jogue seus termos para as outras tabuadas.

tabuada 7

Para a tabuada do 8, o truque é dobrar novamente a tabuada do 4, ou seja dobrar duas vezes a tabuada do 2, caso se saiba a tabuada do 4, pode se pular um dos dobros e usar diretamente a partir da tabuado do 4.

                Opção 1, para quem decorou a tabuada do 4:

Tabuada 8

Opção 2, para quem não decorou a tabuada do 4:

Tabuada 8 - 2

A tabuada do 10, consiste em adicionar um zero ao lado direito do número (transformando um 1 em 10, um 2 em 20 e assim sucessivamente), portanto não precisa de explicações, mas quem quiser, pode aplicar esse truque dos dobros, na tabuada do 5, que o resultado corresponderá à tabuada do 10.

Esse truque não é tão prático quanto decorar para a maioria das pessoas, mas ele vem ajudar como uma opção para aqueles que não conseguem decora-la. Assim, mesmo quem nunca conseguiu decorar a tabuada pode se tornar bom em matemática.

A essa altura do texto você já deve ter notado que falta a tabuada do 9, pois bem, ou você pode obtê-la multiplicando o resultado da tabuada do 3 por 3, ou pode ler a próxima matéria, onde vou ensinar a como ler ela, direto da sua mão!

Fonte: Diego Zambiasi.

Siga nas redes:

Facebook: Nandy Martins

Instagram: @nandy_martins

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso