Saúde e Bem Estar

Você pode ser viciado em açúcar e nem saber disso!

Todos sabem que açúcar demais traz muitos problemas à saúde, como o diabetes, o curioso é que muitas das pessoas que têm o diabetes sabem que são viciadas em açúcar, mas existem muitas outras pessoas por aí que não fazem a menor ideia!

A jornalista Sarah Wilson, por exemplo, não achava que tivesse problema algum com o consumo de açúcar, porém, seu corpo dizia outra coisa. Ela estava sempre ali comendo granola, frutas secas, chocolate, mel e todas as coisas desse tipo. Ela foi diagnosticada com uma doença chamada Tireoidite de Hashimoto, um transtorno auto-imune. Segundo ela, “Toda nutricionista com quem falei me contou por que deveria eliminar o açúcar, mas ninguém poderia me dar bons conselhos sobre como fazer isso”. Foi aí que ela fez sua própria investigação.

Fisicamente, as mudanças que ela começou a sentir eram grandes. “Eu me senti instantaneamente melhor. Meu estado de espírito se estabilizou.” Ela diz que ao longo do tempo perdeu peso, sua pele ficou mai bonita e ela começou a ver como era realmente ter o apetite equilibrado.Não podemos descordar que cortar o açúcar fazer um grande bem para a nossa saúde. Mas vem cá, como podemos saber se somos ou não viciados em açúcar? Infelizmente ainda não existem estudos comprovados que podem dizer isso, mas existem alguns sinais que indicam que você é completamente dependente desse “veneno”.

Ter fortes desejos por açúcar pode ser um dos sinais mais fortes. Nosso corpo as vezes pede algo doce, e segundo a nutricionista Fernanda Machado Rezende, da Nutri Import, isso acontece por vários motivos. Nos casos das pessoas que sentem vontade de comer doce com muita frequência, é como um ciclo. Quando mais doces a pessoa consome, mais desejo ela senti. O melhor a se fazer nesse caso é tentar comer coisas que substituem os doces.

E quando as pequenas porções não me satisfazem? Isso acontece, na maioria das vezes, pela resistência à insulina. “Pessoas com esta resistência tendem a querer mais doces porque a insulina não consegue colocar o açúcar para dentro das células e produzir energia e, assim, parece que não tem açúcar nunca, o que faz o corpo emitir sinais de que ele precisa da substância”, explica Fernanda.

E quando você tenta aliviar o estresse com doces? Vocês já pararam para pensar que o consumo de doces traz a sensação do prazer? Pois é, Fernanda diz “que o aumento do hormônio cortisol, que está relacionado ao o estresse e ansiedade também faz aumentar esta ingestão”.

Agora se você come doces escondidos, caro amigo, esse sim pode ser um forte sinal de que você é completamente viciado em açúcar. Quando você tem a consciência compulsiva por doces e tem em mente que isso é um problema, o caso está realmente sério.

Comments

comments

Leave a Response

Nandy
Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.