Curiosidades

Você sabe para que serve o furo no cadeado? Você ficará surpreso ao descobrir!

0

Existe um grande número de objetos que tem uma outra função escondida além da que é conhecida pela maioria das pessoas. São funções secretas que quase ninguém conhece, sobre as quais ninguém nunca nos contou, nem mesmo na escola.

É o exemplo do cadeado. Pegue um cadeado e você verá que tem um furinho bem pequeno do lado da fechadura. Se você não sabe qual a utilidade desse furinho, fique conosco até o fim e descubra.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pode imaginar, esse buraquinho não é para enfiar alguma chave especial e abri-lo em caso de emergência.

Na verdade, esse buraquinho serve para evitar que o cadeado fique enferrujado caso molhe. Se o cadeado entrar em contato com a água, ela escorrerá por esse furinho e assim, o objeto de metal não ficará enferrujado. 

Além disso, esse furinho serve para os casos de o cadeado ficar enferrujado e endurecido por falta de lubrificação. O furinho em questão facilitaria a entrada de lubrificantes à base de grafite e óleo, fazendo com que o manuseio do objeto se torne mais fácil. 

O cadeado foi inventado por Teodoro de Samos no século VI a.C. Mais de 2500 anos atrás. Ele era um inventor e escultor da Grécia Antiga. O interessante é que o objeto mantém a mesma função que na sua época de criação, visto que já existiam os roubos, furtos e fraudes naquela época.

Por dentro, o cadeado é formado por um sistema de aloquetes e dispositivos com chaves próprias. Os cadeados funcionam como fechaduras portáteis, impedindo que algum objeto fique permanentemente trancado ou aberto. 

Agora, da próxima vez que você for comprar um cadeado, preste atenção se ele possui esse furinho e toda vez que você vi-lo, lembrará dessa matéria. 

Vídeo: Homem toma seringa de enfermeira e aplica vacina no próprio braço; Assista

Previous article

Lembra dela? Atriz de ‘Êta Mundo Bom’ cresceu e você não vai acreditar ao ver como ela está hoje

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Curiosidades