in

Você sabe qual a origem das botas country?

Infelizmente, não se sabe ao certo quem as inventou, diversas histórias contam que o primeiro a fabricar uma bota neste estilo foi um sapateiro do Kansas, Texas, nos Estados Unidos. Após a guerra civil de 1865 terminar, vaqueiros que levavam gados para todos os cantos do país perceberam que havia a necessidade de um estilo diferente de botas, uma vez que aquelas que eles utilizavam (as de guerra) não serviam para tal serviço.

Publicidade - OTZAds

Em torno de 1870, alguns cowboys decidiram levar suas botas para que os sapateiros pudessem customiza-las de acordo com as necessidades de suas funções: botas de bicos mais finos para facilitar colocar os pés nos estribos com mais facilidade e eixos mais altos para proteger as pernas e botas mais grossas e resistentes, já o cano longo protegiam as pernas de diversos perigos, tais como: arames farpado, cobras e etc.

As botas eram feitas de couro resistente que serviam para protegerem as pernas dos estribos de madeira e do contato frequente com os cavalos, o salto facilitava o trabalho do cowboy nas trilhas rochosas e íngremes (os sapateiros mais famosos na época eram Charles Hyer, da Hyer Brothers Boots, residente em Olathe, Kansas; e HJ, o “Joe Daddy”, da Justin Boots). As primeiras botas foram criadas somente com a intenção de facilitar o trabalho dos vaqueiros e cowboys, nos dias atuais é sinal de estilo e ícone da moda country, mudando totalmente seu design e tornando-se popular, passando a ter uma maior durabilidade e conforto, além de serem agora produzidas em série, enquanto os sapateiros em meados de 1870 criavam peças personalizadas, hoje em dia, uma fábrica é capaz de produzir centenas de pares por mês.

Publicidade - OTZAds - TESTE

As botas country também ganharam destaque no cinema, através dos filmes de faroestes, de cowboy, onde os trajes country e suas botas eram bem marcantes.

Mas quais são os tipos de botas country?

Botina: as botinas possuem cano curto, na altura do tornozelo, design rústico, estilo vaqueiro, e podem até ter cadarços, porém, os modelos mais populares contam apenas com elásticos, o que facilita o calçamento e ainda proporciona um rápido ajuste aos pés.

Coturno: Alguns modelos são fabricados a partir de materiais tais como a lona e a napa, entretanto o coturno clássico é feito de couro, bem grosso, impermeável e resistente. Possui sola mais grossa dando maior estabilidade e resistência ao calçado, sua biqueira é reforçada, sendo extremamente dura e resistente à impactos, com o cano alto, fechado em toda sua extensão por cadarços.

Montaria: Feitas em couro, neutras, possuem um estilo mais urbano, seguindo uma linha mais confortável, possuem bico redondo, solado bem leve, cano longo ajustado na perna e salto baixo.

Cano longo/curto: São feitas de couro, com bico fino, possuindo também um estilo mais urbano, com um estilo mais despojado, possuem fivelas e tachas, as de cano longo podem ser facilmente confundidas com a de montaria e seu salto pode variar entre o fino e o grosso.

Texana: tem um cano alongado, com mais de 35 cm. O cano costuma ser elaborado com muitos detalhes para chamar atenção. Também costuma ter salto alto, bico fino ou arredondado, cano alto bifurcado e sem amarração.

Nos últimos anos, homens e mulheres passaram a utilizar as botas country fora das fazendas, ranchos, roças, rodeios e trouxeram o estilo para a vida urbana, tornando-as cada vez mais famosas e caindo no gosto popular das pessoas.

Written by nandatw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *