Você sabe qual é a origem do Dia dos Namorados?

por Nandy 10 jun 2016 - 20h 34
521 visualizações

Temos diversas datas comemorativas, como o dia das mães, dia dos pais, dia dos profissionais, dia do trabalhador e vários outros, entretanto, uma das celebrações mais esperadas é o dia dos namorados, que é uma data comemorada por diversas pessoas apaixonadas em todo o mundo.Dia dos namorados

Porém, muito se comemora o dia dos namorados, mas pouco se sabe sobre ele. Afinal, você sabe o porquê de toda essa comemoração?

Pois bem, alguns fatos históricos dizem que esse dia é celebrado devido a um antigo festival romano que se chamava Lupercalia, ele acontecia todo dia 14 de fevereiro e nesse evento homenageavam Juno, que era a deusa da mulher e do casamento e também Pan, deus da natureza.

Outras fontes defendem a ideia de que o dia dos namorados deve ser comemorado em 14 de fevereiro por ser o dia da morte de Valentim, um padre que havia sido proibido de realizar casamentos durante a guerra, mas ele continuou celebrando as uniões assim mesmo. Para piorar a situação, ele casou-se e se recusou a renunciar ao Cristianismo. Pouco depois Valentim foi condenado à morte, mas enquanto aguardava a concretização de sua pena, apaixonou-se pela filha cega do carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Depois de todo esse acontecimento Valetin tornou-se um marco da Igreja Católica e a data de sua morte, 14 de fevereiro, foi comemorada em vários lugares.

Dia dos namorados

São muitas as versões que justificam essa celebração, tanto que hoje é conhecida até nos EUA como o Valantine´s Day.

E no Brasil? Aqui o dia nos namorados teve inicio em 1948, surgindo com foco comercial, pois as lojas Clipper perceberam que não vendiam muitos produtos no mês de junho porque não tínhamos nenhuma data comemorativa. Foi ai que o publicitário, João Dória, decidiu copiar o Valentine’s Day  na data do dia 12 de junho, que é bem próxima ao dia do nosso “santo casamenteiro”, Santo Antônio – dia 13 de junho.

E ai? Preparado para comemorar o Dia dos Namorados?

Siga nas redes:

Facebook: Nandy Martins

Instagram: @nandy_martins

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso