Você sabia que o gelo pode queimar?

por Nandy 01 mar 2016 - 02h 28
320 visualizações

Muito provavelmente, você já teve algum tipo de queimadura, ainda mais se for solar, a mais comum delas, claro, existem outros tipos de queimaduras, como aquelas causadas por águas-vivas Gelo queimandoe, por mais contraditório que possa parecer, por gelo, isso mesmo, o gelo também pode queimar! Mas por que?

Pois bem, vamos analisar a temperatura de cada um, o gelo está a uma temperatura de 0º Celsius, enquanto que a pele humana encontrasse a 36º, o que acaba causando um imenso choque térmico, esse choque térmico ativa os diversos receptores de temperatura presentes na pele, sem falar de nervos que irão transmitir a sensação de dor. Como resposta, os pequenos vasos sanguíneos periféricos locais acabam se dilatando, deixando a região mais quente, situação chamada de hiperemia.

Sendo assim, a queimadura por gelo não é, em si, tão grave quanto aquela causada pelo sol, entretanto, ela pode lhe dar uma sensação muito parecida por pouco tempo.

gelo

É importante não confundir o gelo normal com o gelo seco, afinal, o primeiro é composto de água, enquanto o segundo, por dióxido de carbono solidificado, que está a -78º Celsius, a diferença é que o gelo seco evapora muito mais rápido que o gelo, pelo processo de sublimação, e acabando roubando muito calor das regiões em que encosta muito rapidamente, matando algumas células e causando um tipo de queimadura.

Siga nas redes:

Facebook: Nandy Martins

Instagram: @nandy_martins

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!
Comentários
Logo @AcreditaNisso