Curiosidades

Você usa uma das drogas mais perigosas do mundo todos os dias

Todo mundo usa drogas. A questão é que a visão que temos de drogas são apenas das ilícitas, como cocaína, crack, maconha e por aí vai, mas, na verdade, droga é qualquer substância que possa causar uma alteração em seu metabolismo, como por exemplo os medicamentos. Entretanto, no post de hoje, não falaremos de nenhum dos dois, mas sim do flúor, uma substância presente principalmente nas pastas de dentes.

Várias associações dentais dos EUA e o Centro de Controle de Doenças afirmam que esse relatório não tem relação com o flúor da água potável, mas recomendam que o leite em pó dos bebês não seja diluído em água da torneira. Isso porque uma análise descobriu que o flúor está ligado a efeitos de tiroide, especialmente em pessoas com deficiência de iodo.

Três especialistas que analisaram o estudo solicitaram publicamente para que parassem de colocar flúor na água potável. Isso porque baixos níveis de hormônio da tiroide podem aumentar o risco de doença cardíaca, colesterol alto, depressão e até baixa de QI em bebês que nascem de mães com tal problema.

Uma das principais questões seriam as várias exposições ao flúor, como nos produtos dentais, água e até os alimentos. Todas essas alternativas podem contribuir para o desenvolvimento de efeitos nocivos. Estudos posteriores seriam necessários para descobrir qual a dose necessária de flúor para que não aumente o risco de problemas de desenvolvimento neurológico, fluorose dental e óssea e câncer.

Em 2015, essa discussão veio à tona depois de que Bela Gil fez comentários negativos sobre o flúor. Ela recomendou a substituição da pasta de dente por cúrcuma em pó, assim como se faz na medicina ‘ayurveda’. Ela foi ridicularizada por algumas pessoas, mas por outras ela foi bastante elogiada por ter coragem de desafiar um consenso científico que seria patrocinado pela indústria de produtos dentários.

“Países como os EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia fluoretam a água. O Centro de Controle de Doenças, dos Estados Unidos, considera a fluoretação uma das maiores realizações da saúde no século 20, junto com as vacinas e o planejamento familiar”, afirmou o secretário-geral do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Marco Manfredini.

Bom , é claro que cada caso é um caso, e o ideal seria cada pessoa ir ao dentista e fazer um tratamento dentário individualizado, mas como nem todo mundo tem acesso a um dentista, coloca-se flúor na água que todo mundo bebe para cuidar da saúde bucal de todos.

 

Comments

comments

Leave a Response

Nandy

Mineira que caiu de amores por “Sampa”, recordista de matriculas malsucedidas em academias e que acredita que o amor é sempre uma questão de escolha.