in

7 motivos do porque você deve parar de usar chinelos o tempo todo no verão

5 motivos do porque você deve parar de usar chinelos o tempo todo no verão

Quando chega o verão ou em lugares onde o clima costuma ser mais elevado, o uso de chinelos aumenta bastante. Mas, você sabia que usar chinelos demais não é muito bom para a nossa saúde? Estudos científicos realizados pela Associação Médica Americana de Podologia mostram que, por causa dos fungos, calos e do formato de “pinça” do pé, o uso de chinelos a longo prazo pode ser prejudicial. Veja quais são os motivos do porque você deve parar de usar chinelos:

1 – Risco de bactérias e fungos

Caminhar usando chinelos converte seus pés em um verdadeiro receptáculo de bactérias. A estafilococos é, sem dúvida, uma das mais perigosas (nos casos mais graves, especialmente na presença de feridas abertas, pode até causar a amputação de um membro), mas também é importante prestar atenção a infecções por fungos, em verrugas e no “pé de atleta”, altamente contagioso e doloroso.

5 motivos do porque você deve parar de usar chinelos o tempo todo no verão

2 – Maior risco de quedas

Ao usar chinelos, você deve se certificar de que seus pés estão em contato com o solo e que aderiram bem ao calçado. Ao usá-los, você também precisa dobrar mais os joelhos e os tornozelos, o que acabará levando a uma caminhada distorcida e a um risco maior de tropeçar e cair.

3 – Danos ao calcanhar

Mais um dos motivos do porque você deve parar de usar chinelos. A sola fina significa que, a cada passo, os calcanhares estão sujeitos a esforços e tensão um pouco mais consideráveis. Além disso, esse impacto repetitivo pode provocar dor severa, especialmente ao usar chinelos por um longo período.

4 – Formação de bolhas

As tiras laterais são o único ponto de fixação do pé ao chinelo. E o fato de esfregarem contra a pele a cada passo significa que acabarão irritando-a, causando bolhas dolorosas, que podem acabar se transformando em feridas abertas, expondo o pé a possíveis infecções bacterianas.

5 – Agravamento de calos

O aperto dos dedos para manter os chinelos nos pés pode causar calos, especialmente aqueles formados entre o dedão e o segundo dedo do pé, onde fica a tira, tornando o uso ainda mais doloroso.

5 motivos do porque você deve parar de usar chinelos o tempo todo no verão

6 – Perigo de tendinites e joanetes

A postura alterada que ocorre quando se usa chinelo impõe uma carga maior nas articulações e nas pernas. As articulações devem fazer um esforço maior para compensar o desequilíbrio, expondo assim o pé a uma série de problemas, que podem variar de dores simples a tendinites mais severas e joanetes.

7 – Materiais tóxicos

As tiras laterais que prendem o chinelo são muitas vezes feitas de látex, material que causa alergia a muitas pessoas ou pode conter BPA (bisfenol A), uma substância considerada causadora de alguns tipos de câncer. Nesse caso, é melhor optar por modelos de pano ou de couro.

E você, já teve algum desses problemas acima? Comente!

Veja também: Você tem esses pontos vermelhos em algum lugar do seu corpo? Descubra o que são e como surgem!

Written by nandatw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *