in

7 coisas sobre sua saúde reveladas por seu paladar

O nosso paladar é capaz de distinguir os 4 sabores básicos, que são: azedo, doce, salgado e amargo. Existe ainda um quinto sabor, o chamado umani, que é um gosto observador em alimentos que possuem glutamato monossódico, como temperos, por exemplo. O paladar também divide os gostos em quentes, azedos, gordurosos e metálicos.

No entanto, a alteração ou perda, mesmo que parcial, dos gostos e sensações pode ser um sinal do seu corpo de que algo que não está certo. Em alguns casos, pode até ser um sinal de doenças e infecções graves. Então, é bom ficar atento aos sinais que o seu paladar está te dando.

Perda completa do paladar

O paladar é um dos nossos 5 sentidos, a perda completa dele pode ser um problema em alguns casos. A chamada agevzia, é a perda total das sensações e gostos. Em alguns casos, pode ser um sintoma de um corrimento nasal prolongado ou decorrência de algum tratamento à base de antibióticos. No entanto, se os sintomas persistirem e não for possível recuperar os sabores, o ideal é procurar um médico. A desordem desses receptores pode resultar em lesões na cabeça, infecções do trato respiratório superior e hipotireoidismo. Além de ser um sinal de diabetes, câncer bucal e infecções dentárias.

Doce acentuado

Sentir gosto doce mesmo após ter comido qualquer alimento salgado ou azedo pode ser um motivo para se preocupar. Essa alteração específica no paladar, onde o gosto doce é acentuado, pode ser o primeiro sinal de alguma doença grave. Tais como: depressão, câncer de pulmão, doenças dentárias, dano infeccioso às células nervosas, começo de diabetes ou envenenamento com pesticidas ou venenoso químicos.

Muito salgado

Geralmente, as causas de um gosto salgado na boca são má higiene bucal ou desidratação. A falta de líquido resultado de medicação, álcool ou outras bebidas nocivas também podem estar relacionadas a essa alteração no paladar. Mas no caso, de alguém que faça uma higiene correta da boca, se mantenha hidratado e não abuse de bebidas alcoólicas, essa desordem pode ter outra explicação. Doenças infecciosas e fúngicas da nasofaringe, como a sinusite, podem provocar um sabor salgado. Estreptococos, estafilococos ou pneumococos que entram nos dutos salivares também podem causar essa desordem devido à uma doença nas glândulas salivares.

Muito amargo

Para aqueles que experimentam uma constante amargura na boca, especialmente pela manhã, pode ser um sinal de alerta sobre a saúde dos seus órgãos abdominais. Esse é o primeiro sinal para verificar o fígado. Em alguns casos, pode ser apenas um desconforto usual, mas que deve ser eliminado com medicamentos. O ideal é procurar ajuda profissional, porque isso pode ter consequências sérias. Pode ser um sinal de doenças do fígado, vesícula biliar e vias biliares, colecistite, menopausa, danos ao sistema nervoso, epilepsia ou esclerose múltipla.

Tudo parece azedo

A azia e eructação azeda são sintomas relacionados à gravidez devido ao aumento da pressão abdominal. Mas caso não seja esse o motivo, o gosto azedo constante pode ser um sinal de doenças no trato digestivo, como gastrite, úlcera gástrica ou também cárie, gengivite ou periodontite.

Distorção do paladar

Caso você perceba o gosto de determinada comida diferente, como ao comer uma maça e o seu gosto se assemelhar a uma cebola por exemplo, pode ser um caso de disgeusia. Esse distúrbio é caracterizado pela distorção do paladar. E isso pode ser um sintoma de hipotireoidismo, gravidez, anemia ou distúrbios do trato gastrointestinal.

Gostos estranhos

Além dos sabores básicos, existem outros gostos não tão comuns, mas que podem ser um indicativo de alguma doença grave. Sentir gosto de metal pode ser um sinal de doença periodontal, envenenamento por mercúrio ou anemia. Já o gosto de sulfeto de hidrogênio (gosto podre) é um sinal de gastrite. O gosto de acetona pode indicar início de diabetes ou disfunção da tireoide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O dia que 70 mil pessoas testemunharam um milagre inexplicável no céu

Roland Garros: um torneio com muito glamour e dinheiro