in

7 sinais de que você está exagerando na academia

Todo mundo sabe que praticar exercícios físicos é o mais aconselhado para as pessoas que querem evitar a obesidade e reduzir o risco de várias doenças. Então, se manter na ativa traz muitos benefícios para o seu corpo e para a sua mente.

Porém, existe aquela famosa frase, “tudo em excesso faz mal”, e isso também vale para os exercícios. Normalmente isso acontece com aquelas pessoas que costumam ter uma rotina de treinamentos bem puxada, acabam ficando obcecadas com os resultados por algum motivo e acabam exagerando na dose.

Com isso, o corpo começa a dar alguns sinais de que algo está errado, de que algo está sendo sobrecarregado.

Então, se você não quer ser flagrado em uma situação hilária na academia, confira 7 sinais de que você está exagerando na academia:

1. Você demora muito para se recuperar

Se você costuma ficar sem fôlego por alguns minutos, sentir que os seus braços e pernas não respondem mais e ficar completamente esgotada são sinais claros de que você se esforçou além dos seus limites e que talvez seja melhor reduzir sua carga de exercícios.

Continuar com sede mesmo depois de tomar dois litros de água e sentir muita dor depois de terminar sua atividade física são outros sinais de um treino excessivo.

2. Você se sente mais fraco

Quando exageramos demais nos exercícios, uma das respostas do nosso organismo é acionar o nosso sistema de defesa, fazendo com que as fibras musculares levem ainda mais tempo para se recuperar e, com isso, você acaba de sentindo mais fraco. Da mesma forma, seu corpo também vai demorar mais para se recuperar de um simples resfriado.

7 sinais de que você está exagerando na academia

3. Sua frequência cardíaca aumenta pela manhã

Outro efeito do excesso de exercícios é uma alteração na frequência cardíaca. Um jeito de controlar se isso está acontecendo com você é medir as batidas do seu coração logo pela manhã, antes de sair da cama, ou em momentos de repouso durante o dia. Se ela estiver alta nesses momentos, pode ser um sinal de que você está se exercitando demais e seu corpo não está conseguindo se recuperar como deveria.

7 sinais de que você está exagerando na academia

4. Seu corpo dói por vários dias

Uma rotina de exercícios muito puxada pode fazer você sentir dores bastante fortes em qualquer parte do corpo, mesmo se você não for para a academia. Além disso, você pode sentir cãibras, espasmos musculares e formigamentos.

5. Você está sempre cansado, tanto fisicamente como mentalmente

Enquanto a fadiga muscular é uma consequência óbvia do excesso de exercícios, a fadiga mental às vezes pode passar despercebida. Porém, uma sobrecarga nos treinos pode diminuir sua memória, concentração e seu desempenho no trabalho/estudos, além de fazer você se sentir com pouca energia para se divertir com seus amigos ou se relacionar com a sua família.

6. Você não está mais evoluindo

Um organismo sobrecarregado entende que está sob ameaça e diminui seu metabolismo com o intuito de manter as suas reservas apenas para as situações de emergência. Por exemplo, se seu objetivo é emagrecer e você não está mais vendo resultados mesmo tendo aumentado o treino, talvez você tenha passado dos limites do seu corpo.

Além disso, se seu corpo estiver muito cansado, o seu desempenho vai diminuir e você não vai obter o sonhado ganho de muscular no mesmo ritmo que ganhava antes.

7. O mau humor toma conta de você

Você já sabe que praticar atividades físicas estimula a liberação das endorfinas, substâncias que promovem nosso bem-estar. Porém, assim como acontece com o sono, o excesso de exercícios tem o efeito contrário no nosso humor, nos deixando constantemente ansiosos ou irritados.

Se esse é o seu caso, talvez seja melhor trocar uma ida à academia por uma atividade mais relaxante, como fazer uma massagem, ler um livro ou simplesmente ficar em casa assistindo um filme.

As informações contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lembra dela? Jade Barbosa cresceu, para a alegria da molecada

Lembra dela? Veja como a bebê de Teletubbies está atualmente