Arbitrum ou Optimism: Qual o melhor investimento cripto?

Com o grande crescimento das segunda camada surge muita dúvida em qual criptomoedas investir com o caso da Arbitrum ou Optimism.

Não é novidade para ninguém que a maior tese da Mercurius para 2023 é de que esse será o ano das segundas camadas. Já que eles são os maiores do Brasil nesse mercado.

As segundas camadas são blockchains conectadas à rede da Ethereum, que ganharam bastante relevância ao longo dos últimos anos e estamos vendo, nesse último ano, as principais soluções de segunda camada serem lançadas.

Com isso, muito capital deve fluir para esse mercado, gerando grandes oportunidades de investimento.

Quais as principais criptos de segunda camada?

Arbitrum e Optimismo, vamos analisar mais a fundo e entender melhor em qual posso ficar mais de olho.

Nosso time de análise passou os últimos meses fazendo uma análise aprofundada das duas e, no final, qual a melhor?

Bora responder isso e entender melhor!

A importância das segundas camadas

Com o passar do tempo vemos cada vez mais a Ethereum como uma camada de registro (settlement layer), focada em garantir através de sua segurança, um histórico transparente e confiável de todas as transações que já ocorreram e estão acontecendo em sua rede.

Isso se traduz por suas sucessivas atualizações focadas em dar espaço do seu ambiente de execução (local onde as transações são realizadas) para outras soluções (as segundas camadas).

Essas soluções, após executarem as transações, as inserem na camada base para garantir, em parte, a segurança da camada de registro.

Esse é um processo interessante que já estamos monitorando há um grande tempo, conhecido como modularização, ou seja, dividir a rede em módulos.

A modularização implica que cada função de cada rede pode ser utilizada a fim de encontrar o “santo graal das blockchains”.

A separação do ambiente de execução e o de registro para redes diferentes é apenas o primeiro passo de uma longa jornada.

Podemos ver a divisão em 4 áreas fundamentais de uma rede modular

Data Availability: camada onde dados ficam disponíveis para consulta

Consenso: é a camada para alcançar o acordo mínimo sobre as transações e sua ordenação

Registro: é a camada onde as informações são inseridas

Execução: é a camada onde as transações são executadas

Conforme podemos ver acima temos as diferentes possibilidades de uso para cada camada, porém hoje falaremos somente na execução, que é o foco das principais segundas camadas existentes hoje, executarem as transações da Ethereum.

Para ir mais a fundo discutiremos com o especialista de criptomoedas Alexandre Motta.

Arbitrum ou Optimism: Qual o melhor investimento cripto?
Fonte: yandex.com

Arbitrum ou Optimism

Arbitrum e Optimsm são soluções de escalabilidade de segunda camada para a rede Ethereum e utilizam para isso uma tecnologia chamada de “Rollup Otimista” Obs: “Rollup” e “segunda camada” são dois nomes diferentes para a mesma coisa. Não se confunda!

Elas são responsáveis por realizar transações (ambiente de execução) de maneira mais rápida e barata que a camada base, sem abandonar totalmente a sua segurança, enviando, desse modo, o registro das transações para a Ethereum.

Para isso, a segunda camada precisa de dois “agentes” para conseguir executar essa função que são:

Sequencer (sequenciador): responsável por receber as transações dos usuários e inseri-las na camada de registro.

Validator (validador): responsável por inserir o estado (conjunto de todas as transações que já ocorreram).

O primeiro passo é executado pelo sequencer.

Quando uma transação é feita na segunda camada ela é enviada ao sequencer que envia um recibo para o usuário identificando que realizará o processo de inserção de transações na camada base (ocorre entre 1 a 2 segundos).

Após enviar essa garantia ele ordena as transações, as compacta em uma transação só e insere na camada de registro, guardando assim as informações das transações na Ethereum.

Esse segundo processo realizado pelo sequencer é conhecido como garantia forte; (ocorre de 1 a 3 minutos).

Porém, somente o trabalho do sequencer não é necessário e não garante segurança alguma para a segunda camada.

Então a figura do validador se faz necessária.

Ele é o responsável por inserir o estado (conjunto de todas as transações) na camada de registro.

É como inserir a foto da rede, que assegura que a rede é exatamente assim.

Otimista rollups

Além disso, os rollups otimistas assumem que o resultado de um processamento em lote de transações é sempre válido e confiável.

Apenas confere o processamento caso uma prova de fraude seja apresentada (caso algum usuário afirme que uma transação falsa foi considerada verdade).

O processo de inserção de dados da camada de execução na camada de registro é feito parte pelo sequencer (que envia as transações) e parte pelo validador (que envia a foto da rede) e desse modo parte da segurança da primeira camada é herdada em rollups otimistas.

Arbitrum ou Optimism? qual a melhor?

Para analisarmos qual a melhor segunda camada, precisamos analisar dois pontos, que é a Tecnologia e ecossistema.

Você pode analisar outros projetos de criptomoedas de camada dois.

1. Tecnologia

No caso da Optimism, a parte de responsabilidade dos validadores ainda está pausada e por consequência o conjunto de informações de transações que já ocorreram não é realizado, ou seja, ela somente realiza o processo do sequencer, podendo ser considerada menos segura que a Arbitrum, nesse sentido.

Podemos ver que a Arbitrum possui uma tecnologia considerada mais “pronta” e mais robusta que a arquitetura da Optimism.

Isso resulta em outras vantagens, como por exemplo, a Arbitrum conseguir executar mais transações por segundo (TPS) e de forma mais barata que a Optimism.

Porém, a Optimism tem um projeto mais “ambicioso”, que inclui um roadmap de diversas atualizações que podem melhorar significativamente a infraestrutura da sua tecnologia.

2. Ecossistema

A Arbitrum foi a first-mover no mercado de segundas camadas, ela foi a primeira a lançar, lá em 2021.

Com isso, ela conseguiu criar um “Efeito Rede” relevante.

Ou seja, hoje ela tem a maior base de usuários e de desenvolvedores entre as soluções de segunda camada.

Além disso, ela também possui aplicações nativas consideradas muito relevantes dentro do ecossistema cripto, como GMX e Treasury DAO.

Enquanto isso, a Optimism viu a sua atividade cair muito depois do airdrop, provando que não possui uma base de usuários tão fidelizada assim em seu ecossistema.

Com a expansão do mercado de segundas camadas, torna-se uma dúvida comum em qual criptomoeda investir, principalmente entre Arbitrum e Optimismo.

Essas duas soluções de escalabilidade de segunda camada da rede Ethereum usam a tecnologia “Rollup Otimista” para realizar transações de maneira mais rápida e barata que a camada base, sem abandonar totalmente sua segurança.

O processo de inserção de dados da camada de execução na camada de registro é feito por sequencers e validadores.

A escolha entre as duas depende dos objetivos de cada investidor, mas a Arbitrum tem uma vantagem no desenvolvimento de contratos inteligentes em relação ao Optimismo.

Com o aumento do investimento em segundas camadas, a oportunidade de investimento nesse mercado cresce, apresentando um grande potencial para o futuro.

Conclusão

Como falado acima a briga de qual é a maior cripto da segunda camada, vimos muitos fatores dos projetos de cada um.

E tivemos a conclusão de que a Arbitrum é a melhor em termo de ecossistema e tecnologia.

Por aí você já deve ter percebido qual a melhor.

Espero que esse artigo tenha te ajudado realmente.