10 curiosidades sobre gatos que talvez você não sabia

Você gosta de gatos? Então vai adorar esse nosso artigo cheio de curiosidades sobre gatos que talvez você não sabia.

Atualmente os seres humanos buscam mais a companhia de um pet do que há alguns anos. E não é nenhuma novidade que os gatos são os bichinhos mais fáceis de criar dentro de casa, com conforto e segurança para todos os envolvidos.

Por isso trazemos hoje um artigo completo com 10 curiosidades sobre gatos que talvez você não saiba. Curiosidades que vão desde o instinto felino até sua preferência alimentar.

Então, leia nosso artigo sobre as 10 curiosidades sobre gatos que você precisa conhecer.

10 curiosidades sobre gatos que talvez você ainda não sabia

Separamos uma lista com as 10 curiosidades sobre gatos mais engraçadas e interessantes, então não deixe de ler até o final.

Os gatos e seus sabores

Gatos não conseguem sentir sabores doces, então mesmo que pareçam estar gostando ou querendo algum alimento doce, eles não conseguiriam sentir esse sabor.

Também não pode ofertar comidas humanas ou de cães para seu gatinho. Esses alimentos podem provocar doenças e causar má nutrição no seu amiguinho peludo.

Existem alguns alimentos que você pode ofertar para seu amiguinho de 4 patas e alguns que você não pode, pois podem causar mau estar e até a morte do seu felino.

Seu gato pode comer frango, peixe, fígado, batata, ervilha, maçã, brócolis, aveia, ovos cozidos e melancia. Você sempre deve dar preferência por alimentos naturais. O seu gato não pode comer chocolate, uva, alho e cebola, leite e seus derivados, ovo cru, café, álcool, qualquer peixe enlatado, açúcar, carnes cruas e tomates verdes.

Gatos gostam de “amassar pãozinho”

O ato de amassar o pão ou afofar as coisas como edredons, sofás, almofadas ou a barriga de seu dono é um ato que demonstra o quão confortável e seguro ele se sente com a sua casa. Essa ação é a mesma de quando ele é um filhote e fazia esse mesmo movimento enquanto mamava.

Então se você encontrar seu gatinho amassando o pãozinho em algum lugar se sinta feliz, pois ele está muito confortável com você.

10 curiosidades sobre gatos que talvez você não sabia
Fonte: Pexels

Coisas que você precisa saber sobre o corpinho do gato

Um gato tem 230 ossos no seu corpo e não tem clavículas, por isso, eles conseguem passar em qualquer local onde sua cabeça passe. As costas de um gato possuem mais de 53 vértebras, por isso é extremamente flexível.

Além disso, a temperatura normal de um gato é entre 38° e 39°C, se ele estiver abaixo de 37°C ou acima de 39°C ele pode estar com alguma doença.

Outra das curiosidades sobre gatos é que sua orelha pode rodar até 180 graus e sua visão é melhor do que a dos humanos pois eles têm uma visão esférica e conseguem ver muito bem em ambientes mais difusos, mas ao mesmo tempo a visão de um gato também é pior que a dos humanos pois ele não consegue enxergar bem as cores.

Os sons do gato

Gatos podem fazer cerca de 100 sons diferentes, criando miados e ronronados diferentes para transmitir todas as necessidades que eles têm durante o dia.

Eles vão produzir sons diferentes para a necessidade de carinho, comida, conforto, frio ou qualquer outro desconforto que possam ter.

O nariz de cada gato é único

Mais uma das curiosidades sobre gatos. Cada gatinho tem um nariz com impressões diferentes. Assim como nós humanos temos digitais únicas, as impressões do nariz dos felinos é única e tem padrões distintos.

Curiosidades sobre as raças de gatos

Dentre as raças de gato, a mais popular é o gato Persa, logo na sequência temos a Maine Coon e os gatos siameses. Essas são as raças mais conhecidas e que são mais procuradas entre os amantes de felinos.

Os menores felinos são os da raça Singapura, que pesam cerca de 1,8kg, enquanto os maiores são da raça Maine Coon e podem chegar a pesar 12 kg.

Gatos não gostam de água

Você com certeza já percebeu que os gatinhos não são muito fãs de água ou de banhos. Isso acontece porque seu pelo não isola o calor quando ele está úmido.

A única raça que tem maior resistência a água é a Van Turco, que é uma variação do Angorá. Essa raça possui pelagem com uma textura única que o torna resistente a água.

Por não poderem tomar banhos, os gatos se limpam durante 8 horas por dia.

Todos os gatos tem unhas

Todos os gatos possuem unhas nas patas dianteiras e traseiras. As unhas das patas traseiras são menos afiadas que as das patas da frente, porque elas não são retráteis e acabam se desgastando com mais facilidade.

Além disso, os gatos gostam de brinquedos de arranhar para manter as garras sempre afiadas. Ter as garras da frente afiadas é muito importante para o instinto de caça.

Um gato sempre volta pra casa

Os gatos tem um instinto que permitem que eles sempre voltem pra casa. Essa capacidade é chamada de psi-viagem. Os especialistas em felinos afirmam que os gatos utilizam a direção da luz solar como referência para se orientarem.

Então, mesmo quando estiver longe, seu felino vai conseguir voltar para casa.

Seu gato se esfrega na sua perna por vários motivos

Um felino pode roçar na perna de um humanos por diversos motivos diferentes. Ele pode estar mostrando seu afeto, mas também pode estar tentando marcar seu território. Em volta da sua face tem glândulas que liberam odor sempre que o gato se roça em alguma coisa.

A cauda e as patinhas do gato possuem esse mesmo odor.

Amor pelos felinos

O amor pelos felinos é muito mais antigo do que podemos imaginar. Desde o antigo Egito os gatos já eram venerados. Quando um gato da família morria, toda a família mostrava a sua tristeza raspando suas sobrancelhas.

Atualmente existem mais de 500 milhões de gatos domésticos espalhados pelo mundo e cerca de 40 raças conhecidas.

Outra das curiosidades sobre gatos é que eles são muito sensíveis e podem sentir as vibrações de terremotos pelo menos 15 minutos antes do que um humano sentiria.

Gostou do nosso artigo sobre as 10 curiosidades sobre gatos que talvez você não sabia? Comente qual foi a mais curiosa!

O canal Manual do Mundo fez este vídeo com 10 fatos sobre gatos que você precisa saber:



E se você é fã de animais, veja também o nosso artigo sobre qual é o mamífero que pode ficar vários minutos submerso?