Publicidade - OTZAds

Bombando!

O que é yuzu? Curiosidades sobre a fruta queridinha dos chefs

Você talvez já tenha ouvido falar dessa fruta, mas você sabe o que é yuzu? Yuzu é uma fruta cítrica cultivada na Coreia do Sul, Japão e China. Tem um sabor bem ácido e se parece com limão e laranja.

É mais facilmente encontrada nos países asiáticos e consumido como sobremesa, e não como fruta. Também é usado em saladas, molhos ou decoração de pratos.

Agora, veja algumas curiosidades sobre o que é yuzu:

USADO PARA FAZER VINAGRE

O Yuzu, durante o período Heian (794-1185), foi usado para a produção de vinagre, no Japão.

Seu nome cientifico, citrus junos, vem do nome japonês “yu no su”, que significa, Vinagre Yuzu.

Além de ajudar a manter uma boa saúde, esse vinagre também aumenta a energia física de quem o consome. Vale a pena usufruir desses benefícios.

O que é yuzu? Curiosidades sobre a fruta queridinha dos chefs

USADO EM BANHOS

Também conhecido como yuzuyu ou yuzuburo, durante o festival anual de solstício de inverno, muitos japoneses tomam banhos terapêuticos com yuzu. Esta prática, é muito conhecida e utilizada para evitar resfriados comuns e para suavizar a pele.

Fora, que seu aroma muito atrativo, é bastante utilizado em loções e sabonetes.

Publicidade - OTZAds

BENEFÍCIOS MEDICINAIS

Que tal tomar um chá de Yuzu, como é comum entre os japoneses?

O Yuzu, possui três vezes mais vitamina C, do que o limão. Contém muitas fibras, ajudando a absorver a ingestão de glicose em excesso. Reduzindo o nível de açúcar e colesterol na corrente sanguínea. Além de acentuar os sabores naturais dos alimentos, como um bônus gostoso.

SEU PRINCIPAL PRODUTOR É A PREFEITURA DE KOCHI (JAPÃO)

Conhecida no Japão como o principal produtor de yuzu. A produção da fruta, na prefeitura de Kochi, equivale a quase 50% da produção total do país.

Isso se deve ao fato de que Kochi é uma região costeira quente e úmida, atendendo assim, todas as condições necessárias para a produção do Yuzu.

O suco de yuzu produzido em Kochi é conhecido como o mais saboroso e aromático do Japão. Pois suas frutas são cultivadas a partir de árvores puras e não enxertadas, únicas da mais antiga região de produção. Na parte oriental de Kochi!

ORIGENS

Estando entre nós há mais de mil anos, o yuzu foi descoberto em regiões da China e Tibete. Porém, na Coreia do Sul e no Japão, vindo de suas terras originais, que começou a ser utilizado frequentemente na culinária.

No início, inclusive, era muito usado como medicamento. Era consumido como remédio natural e usado por farmacêuticos na produção de remédios.

A fruta também é considerada um perfume de pratos, com seu aroma inebriante ao ser aberto ou ralado.

Sua casca traz uma variedade de aromas, fazendo ficar em segundo plano, seu suco, considerado escasso.

Hoje em dia, a produção não teve muito crescimento por aqui, no Brasil. Mas alguns produtores, conseguiram aumentar a oferta por aqui, ao entrar no cultivo da fruta.

É usado no restaurante Aizôme em pratos quentes, como molho missô, e também em sushis, já que uma pitada de sua acidez, ajuda a equilibrar a gordura do buri, por exemplo.

Veja também: As 10 frutas mais estranhas que você já viu

[ajax_load_more]

Latest Posts

- Advertisement -