ComportamentoCuriosidades

5 razões porque os casais terminam

Algumas pessoas mais velhas e que estão em relacionamentos de longa duração dizem que antes quando algo quebrava que o primeiro instinto e a forma como foram educados era para reparar o que quebrou e, atualmente, quando algo quebra, se substitui por algo novo. Aplicando isso em relacionamentos pode ajudar a justificar o porquê dos divórcios e os términos de relações de longa duração nunca foi tão grande como hoje em dia.

Porém a questão é muito mais complexa do que isso, uma vez que, a evolução social, a pressão para nos mantermos atraentes e/ou com um aspeto mais jovem durante mais tempo, a própria pressão para a procura da felicidade é algo que pode levar a que algumas se precipitem. Contudo, os estudos psicológicos e a evolução social indicam alguns dos principais motivos e razões de os casais terminarem ou se divorciarem estão identificados:

– Falta de entendimento: pode parecer óbvio quando se chega a um ponto de término de relação, mas a questão está mais na falha de comunicação. A rotina, o tomar o parceiro por garantido e falta de troca de confidências e experiências podem arruinar uma relação. A comunicação é chave.
– Micro traição: é um conjunto de comportamentos que provam que uma pessoa focada física e/ou emocionalmente em alguém fora do relacionamento. Isto pode ter vários níveis como uma pessoa esconder a evidência de enviar mensagens de texto a outras pessoas fora da relação, conferir o feed de mídia social de outra pessoa de forma obsessiva, de ter comportamentos de vício em algo ou alguém e escondê-los do companheiro, partilhar segredos com pessoas que julguem atraentes e não com o seu parceiro, gravar o contacto de outra pessoa sob um nome falso no seu celular, etc. No fundo são pequenas ações que demonstram falta de interesse ou confiança no parceiro e que aos poucos vão desgastando a relação.
– Estresse ou ansiedade: pode ser algo muito complicado de lidar com um relacionamento, trabalho, filhos, finanças e tudo ao mesmo tempo. Por vezes, se a relação não for sólida existe uma tendência em não reparar no parceiro ou até mesmo culpá-lo, levando quase sempre ao término da relação.
– Desigualdades: claro que os membros do casal são diferentes mas se houver um que tenha uma necessidade de controle muito grande ou que as tarefas e responsabilidades caiam sempre sobre essa pessoa, a situação pode complicar.
– Afastamento: por vezes não é intencional e, em alguns casos, até existe o cuidado de em determinada altura de nossas vidas não queremos carregar a outra pessoa com mais um problema ou chatice de nossas vidas mas, voltamos a entrar em pequenos detalhes que são escondidos e que aos poucos acabam virando hábito, fazendo com que as pessoas se afastem e, muitas vezes, de forma irremediável.

Essas são as principais razões porque os casais se separam, no entanto, os pontos chave a reter são que uma relação séria dá trabalho e não podemos esperar seriedade e compromisso se não dermos o mesmo. Ao mesmo tempo, é necessária uma comunicação constante e aberta sobre praticamente tudo na vida e garantir que sempre se apoiam um ao outro. Não é fácil de conseguir mas, como tudo na vida, o que é bom dá trabalho e sair da sua zona de conforto e demonstrar ao seu parceiro que ele é a pessoa com quem você quer estar irá provocar a mesma reação nele e esse é o segredo de uma relação bem sucedida.

Comments

comments

Leave a Response