Curiosidades

O que é talassofobia? Se essas fotos te incomodam, provavelmente você sofre disso

Publicidade

Todo mundo possui medo de alguma coisa, por menor que ela possa ser. Alguns podem tem medo de escuro, outros de altura, já outros podem ter medo de ficar em lugares fechados ou até mesmo de falar em público. Mas você sabe o que é talassofobia? Descubra agora o que é esse tipo de fobia e se você tem ou não.

Para todo medo que conhecemos, existe um nome específico. Esse tipo de medo de algo específico é chamado de fobias. Segundo alguns sites, as fobias mais comuns entre as pessoas são:

Publicidade

1 – Tripofobia: Se caracteriza por um transtorno psicológico em que a pessoa tem um medo irracional de imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões irregulares, como favos de mel, agrupamento de buracos na pele, madeira, plantas ou de esponjas.

2 – Agorafobia: É um dos transtornos de ansiedade mais comuns entre as pessoas. Muitas vezes se desenvolve após a ocorrência de alguns episódios de ataques de pânico. Se caracteriza pelo medo de permanecer em espaços abertos ou fechados, de usar transportes públicos, permanecer em uma fila ou ficar no meio de uma multidão, ou mesmo sair de casa sozinho. Nestas situações, ou ao pensar nelas, as pessoas com agorafobia sentem ansiedade, pânico, ou têm outros sintomas incapacitantes ou constrangedores.

3 – Fobia social: Também chamado de transtorno de ansiedade social, se caracteriza por ser um medo exagerado de interagir com outras pessoas, podendo condicionar muito a vida social e levar a estados depressivos. A pessoa que tem fobia social se sente muito ansiosa em situações como comer em locais públicos, entrar em lugares cheios, ir a uma festa ou a uma entrevista de emprego, por exemplo.

4 – Claustrofobia: É uma das mais conhecidas por nome. Se trata de uma fobia situacional que envolve o medo de ficar em espaços fechados ou confinados. Uma pessoa com claustrofobia sofre de ataques de pânico ou receio constante de ter um ataque a qualquer momento.

PUBLICIDADE
Publicidade
Artigos relacionados

5 – Aracnofobia: É o medo (ou fobia) de aracnídeos.

6 – Coulrofobia: É o termo utilizado para classificar a fobia que as pessoas sentem por palhaços. O indivíduo que relata esse tipo de manifestação psicológica é chamado de coulrofóbico. Essa fobia é manifestada sempre que o indivíduo se sente abalado e desconfortável com a visão ou até mesmo com um simples ato de pensar em palhaços.

7 – Acrofobia: É o medo mórbido que alguém nutre por permanecer em lugares altos. Graças a um evento traumático no passado, um indivíduo se sente incomodado a subir em lugares de altura elevada. Mesmo que obtenha o suporte necessário para se manter ali, ele se sentirá extremamente desconfortável apenas por estar naquela situação.

Provavelmente você já até conhecia a maioria das fobias que citamos acima, mas você sabe o que é talassofobia? A talassofobia consiste em ter medo do fundo do mar. Isso mesmo. A palavra vem do grego e designa aquela pessoa que tem aflição do que quer que aconteça no mundo submerso dos oceanos.

Não é uma angústia que a gente costuma pensar muito sobre, não é mesmo? Mas, se você já ficou aflito ao mergulhar e imaginar o que pode existir embaixo dos seus pés, você pode ser um dos acometidos por esse medo.

Se essas fotos abaixo te incomodam, provavelmente você sofre de talassofobia, o medo do mar.

Você tem talassofobia? Se essas fotos te incomodam, provavelmente você sofre disso

Você tem talassofobia? Se essas fotos te incomodam, provavelmente você sofre disso

Você tem talassofobia? Se essas fotos te incomodam, provavelmente você sofre disso

E aí, alguma dessas imagens te deixou incomodado? Você tem talassofobia? Conhece algum amigo que tenha? Deixe o seu comentário!

Quer conhecer melhor sobre alguma outra fobia? Deixe a sua sugestão nos comentários para trazermos nos próximos artigos! Seu comentário é muito importante!

Veja também aqui no Acredita Nisso: 11 pessoas que não sabem o que é ter medo da morte

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar