Curiosidades

Por que o fio do chuveiro derrete?

Publicidade

Existem duas opções para você ter chegado até esse conteúdo: ou você gosta muito de elétrica e construções ou precisa saber mais sobre como consertar o fio do chuveiro que derreteu e está fazendo você tomar banho frio todos os dias. Vamos descobrir por que o fio do chuveiro derrete?

Então, por mais que sejam motivos bem diferentes, o importante é que você chegou no lugar certo e que, no nesse artigo nós vamos falar sobre o porque o fio do chuveiro derrete e como você pode fazer para resolver esse problema.

Publicidade

Por que o fio do chuveiro derrete?
Fonte: Freepik

Por que o fio do chuveiro derrete?

Vamos direto ao assunto e te contar os principais motivos para a pergunta chave desse artigo que é: porque o fio do chuveiro derrete. Existem três possíveis problemas que podem estar acontecendo quando você sente o cheiro de queimado vindo de um dos fios do seu chuveiro.

Dentre eles temos:

• Conexões elétricas que foram mal feitas ou mal acabadas
• Dimensões de fios condutores inapropriadas para a necessidade
• Fiação elétrica antiga ou de má qualidade instalada

PUBLICIDADE
Publicidade

Quando falamos em fiação do chuveiro derretendo é preciso que mantenhamos em mente que o perigo normalmente está na conexão elétrica e que, na maior parte das vezes, é por conta das emendas mal feitas.

Isso acontece porque um fio que não foi emendado, ou seja, não foi alterado elétrica ou mecanicamente, vai ter uma resistência muito menor do que um fio que passou por alterações dessas características.

Então, agora que já entendemos porque o fio do chuveiro derrete, vamos entender se ou quando o fio do chuveiro derretendo fica perigoso.

Fio do chuveiro derretendo é perigoso?

Absolutamente sim. O fio do chuveiro derretendo significa que tem algo errado na fiação que passa eletricidade. Encontrar um fio derretendo no chuveiro é algo que vai precisar de reparo imediato a fim de evitar um acidente mais sério que possa causar mal ou risco de vida, como por exemplo:

• Curto circuito
• Queima do chuveiro
• Choque elétrico

No pior dos casos é possível que um único fio do chuveiro derretendo evolua muito rápido e aconteça um incêndio, principalmente se a fiação do banheiro não for conectada a um disjuntor.

Então, para prevenir os fios derretidos do chuveiro é importar não fazer emendas de prolongamento ou fazê-las de forma segura e com qualidade. É preciso ter certeza de que o fio vai suportar a quantidade de corrente elétrica que vai passar por ele.

Como evitar o derretimento do fio?

Agora que já sabemos por que o fio do chuveiro derrete é importante aprender como evitar o derretimento do fio e como resolver esse problema caso ele aconteça. Vamos começar dizendo que é totalmente possível evitar que o derretimento do fio aconteça, junto com outros problemas que possam acontecer durante a instalação do chuveiro.

Separamos algumas dicas que você pode seguir para evitar o problema de por que o fio do chuveiro derrete:

• Seguir os padrões recomendados para as instalações elétricas
• Evitar as emendas inadequadas ou mal acabadas
• Leve em consideração a bitola adequada do fio
• Faça a execução da emenda correta entre a rede geral e o chuveiro
• Contrato um profissional qualificado para fazer a instalação para você, caso você não saiba como fazer ou não se sinta confiante.
• Tenha cuidado com a fiação elétrica da sua casa e faça manutenções sempre que for necessário.

Qual é a instalação segura para o chuveiro elétrico

Agora que já falamos sobre o por que o fio do chuveiro derrete e formas de evitar que ele aconteça, vamos falar tudo o que você precisa saber para instalar o seu chuveiro elétrico. Vamos ao passo a passo simples e prático:

1. Desligue a água e a energia
2. Faça a montagem do chuveiro de acordo com o manual de instruções
3. Faça a fixação do chuveiro na parede na altura que for melhor
4. Tenha cuidado com os fios da conexão elétrica: o fio azul claro é neutro, o verde ou amarelo é o terra, o vermelho, preto ou marrom é o fase.
5. Encaixe todos os acessórios que vem junto com o chuveiro
6. Faça o teste para verificar se o chuveiro está numa boa altura e se funciona

Perguntas mais frequentes

Nesse artigo falamos sobre por que o fio do chuveiro derrete e formas e evitar que isso aconteça, além de dicas para montar e instalar o seu chuveiro. Agora vamos mostrar as perguntas mais pesquisadas com relação ao fio do chuveiro que derrete.

Então, vamos às perguntas:

por que o fio do chuveiro derrete?

O fio do seu chuveiro pode derreter por diversos fatores, desde as emendas inadequadas, a fiação antiga e os problemas na corrente elétrica. Se for mexer nos fios, lembre-se de desligar a eletricidade e a água.

O que fazer para não derreter o fio do chuveiro?

Para não deixar o fio do chuveiro derreter é importante fazer uma instalação correta para o chuveiro e comprar os fios das dimensões adequadas, para evitar emendas, além de fazer a manutenção na fiação da sua residência.

Qual fio do chuveiro é positivo e qual o negativo?

Cada cor de fio tem uma função na instalação do seu chuveiro elétrico, são eles:

• Azul claro: neutro
• Verde ou amarelo: Terra
• Marrom, preto ou vermelho: fase

Pode emendar o fio do chuveiro?

Não tem nenhuma recomendação que diga que você não pode fazer emendas, porém não é muito recomendado, já que emendas mal feitas são os principais causadores para os fios derretendo.

O que fazer quando o fio do chuveiro cheira queimado?

O mais indicado quando o fio do chuveiro cheira a queimado é trocar o fio que está sendo utilizado na instalação do chuveiro por uma bitola. É importante usar materiais e equipamentos que sejam de tamanho e espessura adequados.

O que acontece quando o chuveiro desarma?

Quando o chuveiro desarma, o que acontece é que a corrente elétrica é desligada e, todos os aparelhos que estavam conectados à rede para de funcionar.

Dessa forma o chuveiro ficará funcionando mas apenas na função de banhos gelados.

Agora que você já sabe por que o fio do chuveiro derrete, vem descobrir por que usamos óculos escuros em dias de muito sol?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *